“Carmen” discute crise de imigração entre México e Estados Unidos no Festival Ópera na Tela

A montagem de ‘Carmen’ escolhida para integrar a programação da edição de 2018 do Festival Ópera na Tela faz uma reflexão sobre a crise de imigração entre o México e os Estados Unidos. A história se desenrola na fronteira entre os dois países e contesta questões contemporâneas – como xenofobia, o movimento #MeToo, o poder das mulheres e a violência doméstica – através de uma mise-en-scène moderna e engajada, mesmo respeitando fielmente a partitura original. A versão dirigida pela argentina Valentina Carrasco foi apresentada nas Termas de Caracalla, local que recebe a programação do Teatro dell’Opera di Roma durante o verão europeu, e será exibida no dia 4 de novembro no Parque Lage.

A ópera cômica em quatro atos do compositor francês Georges Bizet conta o drama passional vivido entre a sedutora cigana Carmen, personagem da mezzosoprano italiana Veronica Simeoni, e o soldado Don José, papel do tenor italiano Roberto Aronica. A estreia da peça lírica, em 1875, em Paris, chocou o público conservador e acostumado a tramas de virtude devido ao seu enredo escandaloso.

A quarta edição do Festival Ópera na Tela acontece entre os dias 27 de outubro e 8 de novembro, exibindo 12 óperas inéditas no Parque Lage, no Rio de Janeiro, em uma tenda montada ao ar livre. Presente na agenda cultural carioca desde 2015, o evento apresenta as produções mais recentes do circuito europeu – produzidas entre 2017/2018 – para os amantes e entusiastas de ópera. Na programação, obras mais clássicas e célebres apresentadas em teatros de Paris, Milão, Roma, Barcelona, Praga, Berlim, Bayreuth, entre outros grandes palcos líricos.

Único festival brasileiro a oferecer filmes sobre a temática, depois da exibição no Parque Lage, no Rio, o Ópera na Tela segue para cinemas de cerca de 20 cidades. A Bonfilm, produtora do evento, é a mesma do Festival Varilux de Cinema Francês, que esse ano chegou a 88 cidades brasileiras e somou um público de mais de 172 mil espectadores.

Fonte: Ag. Febre

3 Comentários

  1. Like!! I blog quite often and I genuinely thank you for your information. The article has truly peaked my interest.

Deixe um comentário