A atriz, cantora e agora compositora, Nicolle Castro, que participou da edição de 2018 do reality musical The Voice Kids, acaba de lançar a sua primeira música autoral. “Se Explica”, disponível em todas as plataformas, nasceu através da parceria entre a cantora carioca, de 15 anos e o músico baiano, de 17 anos, Lucas Deluti. Quem assina a produção da música é Luciano Pinto, produtor musical, tecladista e diretor musical da artista Claudia Leitte, com quem atua há mais de 18 anos.

“Se Explica”, deverá ganhar até um clipe, que será gravado após o fim do isolamento social. A parceria entre os músicos vem da proximidade com a cantora Claudia Leitte, técnica de Nicolle durante o programa, e com quem a menina já até dividiu os palcos no carnaval de Salvador. Lucas também é cantor e compositor e foi convidado surpresa durante um Show da cantora em homenagem ao seu pai.

Uma das grandes novidades desse ano, foi a sua estreia como compositora, a “Se Explica”. Como foi o processo de criação dela e de onde partiu a ideia inicial?

Esse processo todo foi incrível! Eu já tinha escrito a musica em 2018, em um dia q estava tocando meu ukulele e bateu uma inspiração… eu sempre gostei de escrever e a letra foi saindo junto com a musica de uma forma muito natural. Em um dos meus encontros com o Luciano Pinto, Diretor Musical da Claudia Leitte, nós comentamos com ele sobre essa musica autoral. Ele quis escutar e gostou tanto que ele mesmo produziu… e foi assim que a minha primeira musica autoral foi produzida por quem produz musicas para os maiores artistas do Brasil !

Foto: Wanessa Paiva Fotografia

O público começou a te conhecer mesmo em 2018, quando participou do The Voice Kids, considerando todas as realizações que acontecerem nesse tempo. Qual você consideraria ter sido o maior marco nesses dois anos?

Sem duvida, o The Voice Kids abre as portas do Universo musical para quem participa. Mas é preciso aproveitar e trabalhar bem todas as oportunidades que aparecem depois dele, se não, é como se ele não tivesse existido. Na minha carreira, não tenho duvida que as oportunidades que tive de dividir os palcos com a minha técnica Claudia Leitte, nunca serão esquecidas ! Quando estive com ela em Búzios ainda em 2018, sendo aplaudida por todo aquele publico fiel dela que estava ali para vê-la foi sensacional e emocionante. Estar puxando um trio elétrico no Carnaval de Salvador de 2019, lugar disputadíssimo por cantoras muito experientes, sentindo toda a energia daquele lugar, vai ser pra sempre memorável.

A sua nova música é uma parceria com o músico baiano Lucas Deluti. Como vocês se conheceram, e como surgiu a parceria de vocês?

A parceria com o Lucas também é show ! Eu conheci o Lucas no Carnaval de 2019, pois ele também foi convidado pela Claudia Leitte para cantar com ela no trio elétrico. E foi incrível, porque ele tem uma musicalidade nata e encaixou perfeitamente na musica SE EXPLICA. Gravamos parte da musica antes da Pandemia, ela foi toda mixada, ajustada e lançada durante a pandemia.

Foto: Reprodução/Instagram

O produtor que acompanhou a produção da música foi Luciano Pinto, que além de produzir, também é tecladista e diretor musical da Claudia Leitte. Como foi trabalhar em parceria com ele?

Luciano é um monstro de conhecimento. Sabe tudo de musica! Sabe transformar a musica no que fica melhor para o publico e extrai de você ate mesmo o que vc nem sabia que estava ali dentro, adormecido, mas que fica muito melhor do que vc tinha pensado. Eu lembro que quando saí do estúdio no primeiro dia de gravação da musica com ele, me peguei pensando: “Nossa ! Ele produz as musicas da Claudia ! E passou a tarde aqui comigo, que sou praticamente ninguém nessa indústria gigantesca, produzindo a minha, transformando ela em algo ainda melhor do que eu tinha imaginado!” Eu só tenho o que agradecer!

Falando em Claudia Leitte, vocês têm uma grande amizade nas redes sociais desde que passou pela Rede Globo. Como é o relacionamento de vocês?

Claudia é muito carinhosa comigo ! E eu diria mais, ela é a mais generosa que eu já vi. Da conselhos e incentivos quando a gente mais precisa. E confia nas horas mais importantes. Esta sempre ligada no que estou fazendo e tem sempre uma palavra carinhosa para o momento certo. E a equipe e a família dela também seguem este mesmo estilo doce e meigo comigo. Eles são maravilhosos.

Foto: Reprodução/Instagram

De onde veio o nome “Se Explica”?

No dia da gravação com o Maestro Luciano Pinto, ficamos pensando no nome da musica. Ela tinha que remeter ao contexto, mas eu queria que fosse um nome fácil, que ficasse na cabeça das pessoas. E enquanto cantávamos o refrão, veio o SE EXPLICA, que tinha tudo a ver com a musica e ainda ficava bastante sonoro. Pronto, nomeamos ela assim, ali, na hora !

Além da nova música, soubemos que você já possui dois novos rascunhos sendo preparados. Como está à espera para a produção deles? Pretende lançar um novo álbum com suas músicas autorais, em breve?

Eu tenho mais 3 rascunhos de musicas prontas ! Mas confesso que coloquei o pé no freio por conta da pandemia… SE EXPLICA já estava no forno quando veio isso tudo, e deixamos de fazer varias coisas para o lançamento, em virtude de tudo ter q ser virtual neste momento. Aí, com as outras musicas, eu quero poder fazer tudo “normal” (no antigo normal), podendo encontrar as pessoas, estar perto, ver o que elas sentem quando ouvem a musica, poder fazer um clipe bem elaborado… por isso, as outras musicas estão guardadinhas, para quando tudo começar a melhorar, a gente poder seguir.

Foto: Reprodução/Instagram

Em um depoimento, você contou que a inspiração para “Se Explica” veio do momento em que estava tocando ukulele. Como é a sua relação com esse instrumento, tendo em vista que já vimos vários covers seus com ele no Instagram?

O ukulele foi o primeiro instrumento que eu aprendi a tocar. Tenho um carinho imenso por ele. Com ele pude acompanhar varias musicas que eu já cantava. Quis comprar o ukulele colorido, que ainda é um charme a mais. Ele é o xodó daqui de casa, ninguém toca nele sem a minha permissão!

Devido a pandemia do COVID-19, várias produções e lançamentos foram adiados, inclusive a produção de “Se Explica” que teve que ser feita remotamente. Quais foram os desafios que essa modalidade trouxe para sua equipe, e como tudo foi feito?

A pandemia esta sendo um desafio para todos nós ne ?! No caso da minha musica autoral, fizemos uma primeira gravação com cada um separado, em estúdio. Quando fomos mixar, já não pudemos mais nos encontrar e passou a ser tudo remoto. Todos os ajustes de voz que precisamos fazer, foram de forma remota. Eu gravava em um lugar silencioso da casa e mandava para o Luciano por e-mail. Ajustes de mixagem tb. Além de obviamente todas as reuniões via Aplicativo que tivemos que fazer para chegar ao formato final. No dia do lançamento, também acompanhamos todas as plataformas remotamente, e nos comunicando via aplicativo. Graças a tecnologia, conseguimos fazer tudo da melhor maneira.

Foto: Reprodução/Instagram

A música também já tem previsão para o lançamento de um videoclipe, verdade? Como está a ansiedade expectativa para o início do projeto? Já temos um roteiro planejado?

Ainda não temos uma data para o lançamento do primeiro clipe, que ainda será remoto e gravado separadamente. A ansiedade continua sempre lá em cima, pois cada passo desse “filho” que é uma musica autoral, gera uma expectativa imensa. O roteiro tanto deste clipe remoto quanto do “oficial” quando pudermos gravarmos juntos já foi totalmente idealizado e será um sucesso, já que a musica remete a uma historia de amor entre adolescentes e acho que tem tudo haver com o que idealizamos para os clips.

Mudando um pouco de assunto, você também é atriz, e participou de novelas como “Êta Mundo Bom” e “Rock Story”, além de diversas peças de teatro.  Você pretende voltar às artes cênicas após a pandemia?

Eu estou morrendo de saudades dos palcos e da telinha ! Nos palcos acontece o momento de maior proximidade com o meu publico ! Eu adoro a manifestação de carinho que eles tem comigo ao final de cada apresentação. É uma energia inexplicável ! Eu amo demais estar em cartaz e todo o processo de criação. O palco me faz um bem enorme. As telinhas também me dão muita saudade ! Todo o universo da TV me envolve desde quando eu era pequena… já sei os mecanismos de produção, conheço a dinâmica das câmeras, amo estar em close nas cenas. Tenho muita saudade de fazer TV. Quem sabe depois dessa entrevista, me escalam para alguma produção pós-pandemia?

Foto: Reprodução/Instagram

Durante esse tempo, o seu seguidores também estão sendo agraciados com várias Lives Shows. Como foi que veio a sua vontade de se apresentar pelo Instagram e como está sendo o feedback do público? A atividade é uma boa pedida para ir mantendo a técnica vocal?

Ah as lives! A maneira que eu encontrei de me conectar com meu publico em tempos de distanciamento social…. Com as lives, consigo me conectar com eles desde a escolha das musicas, que são feitas por eles através de uma votação super movimentada no meu Instagram, e depois na hora da Live tem muita troca de energia através dos comentários e perguntas que eles mandam. Sem duvida, as lives serviram para o meu aprimoramento musical, pois eu tinha só uma semana para ensaiar. E tenho um compromisso de não repetir musica já tocada nas Lives… Por exemplo: Shawn Mendes e One Direction é tão pedido, que depois de 12 lives nesta quarentena imensa, fica ate difícil escolher uma musica dele que já não tenha sido tocada. Isso fez com que eu me aprimorasse cada vez mais, tentasse performances cada vez mais audaciosas, sempre com o intuito de levar o melhor para o meu publico. As lives fazem bem pra mim também! Virou quase uma espécie de terapia no meio dessa confusão toda.