Muitas pessoas sempre se perguntam se os procedimentos que vemos em famosos e no meio da saúde são seguros, para sanar essas dúvidas a Dra. Daniela Yano (CROSP 78206), comenta um pouco em entrevista à Luca Moreira sobre os cuidados que a população deve ter para atingir a tal perfeição que muitos cobiçam nos dentes. Confira!

Em sua opinião, como andam os cuidados das pessoas em relação à saúde bucal nessa quarentena? Elas devem tomar algum cuidado especial com a higiene devido a contaminação?

Tenho notado que as pessoas têm tido mais tempo para elas mesmas e estão resgatando alguns cuidados que estavam deixados de lado. Nessa quarentena redobrar os cuidados com a higiene oral pode ajudar a combater a doença. Estudos mostraram que cuidados odontológicos feitos em pacientes contaminados por covid-19 e internados na UTI reduziram 56% das infeções respiratórias .

Muitos dizem que o sorriso é o sinônimo de uma autoestima elevada. Como essas coisas estão conectadas na sociedade?

Muitas pessoas por vergonha da falta de um dente, ou da coloração ou mesmo do posicionamento dos dentes sorriem menos e acabam sendo interpretadas como mal-humoradas. É comum essas pessoas falarem com a mão cobrindo a boca ou mesmo cabisbaixas na tentativa de esconder algo, e isso automaticamente reflete em insegurança.

Foto: Pixabay

A respeito do clareamento dental, já foi comprovado que a técnica a lazer é tão segura quanto a de produtos em gel que compramos em farmácias?

Todas as técnicas são seguras desde que sejam feitas seguindo o protocolo correto. Produtos comprados diretamente na farmácia requerem uma atenção especial pois podem ser utilizados da maneira errada gerando danos irreversíveis. É de suma importância que os tratamentos de clareamento dental sejam sempre assistidos por um profissional capacitado.

Muitas pessoas chegam a invejar o sorriso das celebridades e famosos. Além de um cuidado ideal com a nossa higiene, quais são os artifícios seguros para chegar a tal perfeição?

Depende muito do que desejamos em cada caso. Os procedimentos mais procurados são clareamento dental, ortodontia invisível , lentes de contato dental e troca de restaurações antigas.

Atualmente, muito se ouve falar sobre os selantes de Fóssulas. Poderia nos explicar um pouco mais sobre eles e o porquê são necessários?

Os selantes são vernizes que protegem a superfície rugosa do dente permanente deixando-a mais lisa e fácil de higienizar. Eles liberam flúor ao dente aplicado promovendo a formação de uma estrutura dentária mais resistente à ação das bactérias formadoras de cárie.

Foto: Pixabay

Para as pessoas que possuem aparelhos dentários ou outras questões que precise de manutenção mensal. O que eles podem fazer já que não estão podendo comparecer aos consultórios?

Migrar para o tratamento ortodôntico digital é uma boa opção. Essa evolução da ortodontia nos permite projetar toda movimentação a ser realizada durante o tratamento de maneira virtual. Assim o paciente consegue visualizar como seus dentes ficarão e em quanto tempo isso acontecerá. Estando de acordo com o planejamento proposto são impressos alinhadores estéticos e sequenciais para realização da movimentação, dessa forma conseguimos realizar o tratamento sem a necessidade de consultas mensais.

A cirurgia de bichectomia para afinar mais o rosto é segura? Elas podem afetar os dentes de algum sentido?

Sim, é segura desde que seja realizada com indicação. Todo procedimento cirúrgico requer alguns cuidados e apresenta possíveis riscos , por isso ressalto sempre a importância de buscar profissionais especializados.

Quais as dicas você poderia dar para que possamos manter uma boa saúde bucal durante o isolamento social?

Uso do fio dental diariamente, escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, escovar bem a língua. Sabemos que o vírus fica alojado por um período na boca então reforçar os cuidados de higiene oral nos ajuda a combatê-lo. Lembre-se sempre de trocar a escova de dente quando as cerdas estiverem abertas ou no máximo em 90 dias. Essa troca também deve ser feita após gripes e resfriados.