Um estilo de vida que é acompanhando e desejado por muitos. Assim é o dia a dia de André Damião. Aos 23 anos, ele, que seria uma espécie de Kim, personagem vivida por Moniza Iozzi na novela ‘A Dona do Pedaço’, tem um currículo impecável. Possui a maior agência de influenciadores negros da zona norte do Rio, este ano fez uma viagem pela Angola, onde cobriu um festival de música local e ainda ministrou o primeiro workshop de mídias digitais do país. Ele também tem uma vasta experiência com eventos e uma agenda acelerada quando o assunto é viajar – só esse ano, ele fez sete viagens, uma delas internacional.

Como você se tornou um influenciador?

Meu processo como influenciador veio através do Facebook, com meu conteúdo de trabalho (fotografia/textos/vídeos voltado ao empoderamento negro). Ao logo de 2016 pra cá, veio ganhando força. Me possibilitando transitar e engajar em outras redes sociais (atualmente Instagram), que me gera trabalho para representar grandes marcas.

Dono de uma das maiores agências de influenciadores negros do Rio, conte-nos um pouco sobre como nasceu esse projeto.

A ideia da agência veio com a minha percepção da emergência de pluralidade racial dentro do mercado da comunicação!Inúmeras vezes por ter sido o único influenciador negro dentro das ações, me gerou incômodo e necessidade de ação pra mudar esse sistema.

Foto: Conde Fotografia / Hairstyle: Estudio Victor Caldeira / Produção de vestuário: yolo Love shop, zumbrar e one more one. / Assessoria: Carmen Lúcia

Esse ano, você realizou uma viagem pela Angola cobrindo um festival de música e ministrou o primeiro workshop de mídias digitais do país. Como foi essa experiência?

Além do reconhecimento, e expansão para uma carreira internacional. Essa experiência foi enriquecedora socialmente, me trouxe certeza da minha versatilidade enquanto profissional. Me vi muito múltiplo, potente, e seguro para representar o Brasil enquanto jovem comunicador negro.

Por trabalhar diretamente com mídia e influenciadores, quais são os seus estudos nessa área?

Além de ter feito teatro, que me ajudou muito a lidar com timidez, publico, articulação entre outras coisas. Sou formado em empreendedorismo, fotografia. Embora já exerça, pretendo terminar minha faculdade de jornalismo.

Foto: Conde Fotografia / Hairstyle: Estudio Victor Caldeira / Produção de vestuário: yolo Love shop, zumbrar e one more one. / Assessoria: Carmen Lúcia

Hoje em dia o lifestyle é uma ferramenta muito poderosa para quem trabalha na internet. Qual a importância que você tem em cima disso?

Lifestyle é uma ferramenta poderosa, mas acredito que vai além disso. Vai com poder de movimentação dentro da aquisição financeira atual. Passo sempre verdade no meu estilo de vida, e compartilho do pensamento que temos que fazer com o que temos atualmente. Sempre terá alguém na mesa fase, sendo motivada. Sendo você tendo um hype lifestyle ou não.

Vejo meu estilo de vida em transição, hoje em uma posição com mais poder aquisitivo. Falo sobre dinheiro, poder para meu público negro. E acho importante!

Com uma agenda super atarefada de viagens e eventos, como você consegue conciliar o seu tempo?

É engraçado me vê no meio de furacão, porém é mais assustador pra quem está de fora, do que pra mim que vivo no meio do furacão Rs. Acho que já romantizei o fato de ter uma vida corrida e bem múltipla. E acho incrível, cada momento exige de mim uma posição, e um Andre diferente. Me sinto em uma novela, eu gosto!

Foto: Conde Fotografia / Hairstyle: Estudio Victor Caldeira / Produção de vestuário: yolo Love shop, zumbrar e one more one. / Assessoria: Carmen Lúcia

Quais as dicas que tem para deixar para quem deseje viver disso nos dias de hoje?

A dica que eu tenho, é que você comece com o que você tem. O momento atual sempre é o de agora. É preciso ter foco, coragem. Não deixar de fazer/ser pelo que os outros pensam, ou até falam. O mercado está carente de verdade, de autenticidade. O momento é agora.

Deixe uma mensagem.

Enquanto jovem negro, me sinto muito privilegiado em viver tudo que vivo. Em ter uma posição de comando no mercado. Mas espero além de tudo eu consiga passar a verdade de que é possível fazer um sonho acontecer.