Natural de Belo Horizonte, aos 21 anos, Enaldo Lopes, mais conhecido como Enaldinho pelo seu público é um dos grandes destaques do segmento teen na plataforma do YouTube. Próximo dos 13 milhões de inscritos no canal, os vídeos vão desde vlogs diários, passando por experiências e sem contar as suas famosas trolagens em família e com amigos que já somam cerca de 2 bilhões de visualizações. Venha conhecer um pouco mais sobre a história do youtuber, sua produção e seus futuros projetos para 2020!

Conte-nos um pouco de como foi o seu início no YouTube.

Eu comecei meu canal em 2014. Sempre tive uma ligação muito grande com internet, com esse meio digital, sempre amei videogames e ameio jogos online no computador foi meio que por causa disso que comecei meu canal. Eu já postar alguns vídeos no YouTube jogando, porém sem pretensão nenhuma de ser youtuber. Eu queria registrar momentos de jogos, sem conhecer esse universo profundo que é o YouTube, e aí eu fui uma feira de games BGS 2014, que eu era fanático por games, e nessa feira eu conheci os Youtubers, tinha uma salinha lá onde ficavam eles, e eu falei: “Caramba, eu já posto vídeos nessa plataforma e tem gente que literalmente vive disso. Vou estudar, mas vou procurar saber mais”, e foi aí que surgiu o meu canal no YouTube com vlogs, gravando e filmando do jeito que o pessoal assiste hoje. Hoje não porque o canal foi se segmentando, mais assim, eu conversando com a câmera.

Foto: Reprodução/Instagram

Além de influenciador, você também é autor do livro “O Mundo Louco de Enaldinho”. Como veio a ideia de escrever sua primeira publicação?

Sempre tive o sonho de lançar o livro, hoje inclusive tenho dois, mais esse meu primeiro livro “O Mundo Louco de Enaldinho” é um livro em que fala contos da minha vida, casos interessantes, conta de certa forma a minha história, porém não é uma biografia. Eu não queria fazer uma biografia nesse meu primeiro livro, até porque eu sou muito novo para ter uma biografia, então preferi falar contos engraçados e coisas legais da minha vida e histórias. Tem capítulos no livro que escritos pelo meu irmão, pela minha tia que é próxima, tem capítulos inclusive que tem vídeos escondidos, então as pessoas podem encontrar ester eggs escondidos. Então é um livro que conta contos da minha vida, coisas que já passei e que tem várias extras, vídeos escondidos, capítulos escritos pelo meu irmão, contando a versão dele de histórias. É bem legal o livro, queria de fato criar um outro meio de interagir com o público, e eu achei que o livro seria uma possibilidade muito legal, até como forma de estimular os jovens a ler, ainda mais atualmente que a galera está tão focada na internet. Eu acho que é legal também ter essa ligação com o mundo físico, o mundo virtual com o físico.

Foto: Reprodução/Instagram

Um dos vídeos que mais fazem sucesso no seu canal são as trolagens, tanto com os amigos como com a família. É positivo o apoio deles no trabalho?

Sim, eu gravo bastante com eles, trolo muito, inclusive tem algumas trolagens que a minha mãe, meus amigos e minha namorada ficam até meio bravos, porém eles sabem que é tudo uma brincadeira, que é tudo entretenimento, eles levam na esportiva e isso super apoiam o meu trabalho. Minha mãe também fala desde o início do meu canal, sempre apoiou, meus amigos também, então assim, por mais que eu brinque com eles, trole todos eles, sempre me apoiaram no canal. Eles até me trolam de volta, acho que levam na esportiva, inclusive eu desconto, tem várias que eles me trolaram no meu canal.

Como funciona um dia de produção seu?

Atualmente, eu conto com várias pessoas na minha equipe, tenho funcionários, pessoas que me ajudam com roteiros, na produção dos vídeos, os meus empresários que cuidam da parte da minha imagem e de publicidade. Hoje eu conto com uma equipe muito grande, mais um dia meu de rotina, de gravação, geralmente eu gravo vários vídeos no mesmo dia, porque como tenho várias viagens e outros compromissos e eu posto vídeos diários, eu preciso criar um estoque de vídeos para que sempre continue tendo vídeos no canal. Eu geralmente quando gravo, faço de 4 a 5 vídeos por dia, tento gravar pelo menos 2 vezes por semana, sempre ter alguns vídeos a mais quando eu não conseguir gravar mais vídeos e geralmente começamos ás 10h e acaba ás 22h para mais, teve dias que acabamos de gravar 02h. Muita gente acha que é fácil, que é só pegar uma câmera e começar a falar, mas não é, tem vídeos que são muito trabalhosos, coisas que são grandes, coisas megalomaníacas que a gente quer fazer, então acaba que demanda cinco, seis, sete horas em apenas um vídeo, esses vídeos inclusive o de enchendo o quarto da minha mãe de papel post-it. Esse gastamos mais de 24h no total para fazer, mais são bem legais, são vídeos que eu amo gravar mais que demandam muito tempo, então é bem cansativo. Eu tento gravar vídeos mais difíceis e vídeos de desafios que dão trabalho, porém bem menos, para conseguir em um dia ter 4 vídeos gravados pelo menos. Gravo os mais variáveis tipos de vídeos nos meus dias de gravação.

Foto: Reprodução/Instagram

O YouTube tem se tornado um negócio já há muitos anos, no seu caso não é diferente. O cuidado em conciliar o comercial com o agrado do público gera uma certa responsabilidade?

Atualmente meu canal conta com 13 milhões de inscritos, meu público é focado no público jovem, porém mesmo eu gravando para esse público muita criança me assiste, e tanto por eu conversar com criança como para esse público jovem, eu tenho uma responsabilidade muito grande quanto ao conteúdo que eu vou passar para eles. Eu já até neguei campanhas publicitárias que não conversavam com meu público. Já chegaram para mim pedindo para eu encher uma banheira de cerveja, obviamente eu neguei essa campanha, porque não é uma coisa que condiz com o que eu quero transmitir para o meu público. Como esse exemplo, já teve vários outros, então eu hoje sei que sou influenciador, as pessoas escutam o que eu falo, tento ao máximo passar coisas positivas e que estão dentro do que eu acredito, dentro dos meus valores, e dentro do que eu quero passar para o meu público, justamente por eu saber que são pessoas novas e que assistem e quero sempre dar um bom exemplo para essas pessoas.

Foto: Reprodução/Instagram

Quais são seus planos para 2020?

Em 2020, eu tenho vários projetos muito legais, tenho alguns projetos no teatro que em breve vocês vão ver que vai ser uma coisa bem legal, bem diferente. Pretendo lançar mais músicas, em 2019 lancei minha primeira e achei bem legal, quero lançar mais. Gravar séries diferentes para o meu canal e em breve o público vai poder conferir essas novidades que eu quero. Não posso entrar em muitos detalhes, mais aguardem que em 2020 vai ter muitas coisas legais na parte das séries, músicas e teatro.

Deixe uma mensagem.

Eu queria falar aqui, que hoje tem muita gente que me acompanha, que tem o sonho de ser Youtuber, muita gente me pergunta “Enaldinho, o que eu preciso fazer para ser Youtuber?”, eu queria deixar essa mensagem para quem tem o sonho de ser Youtuber. Eu hoje só cheguei onde eu cheguei porque um dia eu comecei, gosto de deixar isso bem claro, porque falam que o Enaldinho tem milhões de seguidores e eu não tenho ninguém. Um dia eu comecei do zero, então eu queria falar isso, se você tem o sonho de um dia gravar seus vídeos, comesse! Seja persistente, não desista, seja constante e trabalhe sempre para fazer o seu melhor. Nunca vai ficar 100% do jeito que você quer, então vá aprendendo ao longo desse processo, não fique preso no porque eu não tenho a melhor câmera, o melhor computador…. Seja persistente que você vai conseguir seu sonho, independente de qual área que seja: Youtuber, jogador de futebol, médico, … porque hoje eu estou vivendo meu sonho, e só estou vivendo meu sonho porque eu corri atrás e lutei muito para chegar onde eu estou. Corram atrás com persisitência porque vocês vão conseguir realizar o sonho de vocês.