Histórias de amor e redenção, renascimento e muitos momentos em família são características fiéis de boa parte dos filmes de Natal, que são queridinhos para reunir os amantes de cinema e já entrar no clima da data. Mas, esse universo natalino vai longe. Além dos lançamentos de mainstream festivos, como os da Netflix, ou até a saga ‘Esqueceram de Mim’, existem também longas clássicos e undergrounds que celebram o feriado e, muitas vezes, ficam esquecidos pelo público. Assim, aos apaixonados pela temática que querem fugir desses óbvios, o diretor de cinema e fundador da Dodô Filmes, Gui Pereira, preparou uma lista com 5 dicas de filmes nada convencionais e imperdíveis. 

1 – Os Fantasmas Contra Atacam (1988) 

Protagonizada por Bill Murray e Karen Allen, essa comédia norte-americana é baseada na obra clássica ‘A Christmas Carol’ com um toque mórbido. No longa, o executivo de TV Frank Cross é um homem cruel, que não se importa com o espírito natalino e faz questão de denegri-lo em rede nacional. Porém, ele recebe a surpresa de três fantasmas – passado, presente e futuro – que o fazem encarar cada fase de sua vida e mostrar a pessoa odiosa que se tornou. 

2 – Trocando as Bolas (1983)

Nessa outra comédia clássica da década de 1980, Dan Aykroyd e Eddie Murphy se encontram em uma versão moderna do romance de Mark Twain do século XIX, O Príncipe e o Mendigo, com muita confusão durante a festa de Natal da empresa. O longa possui uma trilha sonora recheada de canções natalinas e foi indicado como melhor filme de comédia ou musical no Globo de Ouro.

3 – Sexo, Drogas e Jingle Bells (2015)

Já nas produções mais recentes, essa comédia dramática tem Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen e Anthony Mackie no elenco. Os três amigos mantém a tradição de passar a véspera do Natal juntos desde que um deles perdeu os pais na infância. Mas, com o passar do tempo, manter a tradição foi ficando cada mais difícil e eles decidem fazer uma despedida de respeito. 

4 – Gremlins (1984)

Um clássico das comédias de terror, esse filme de Steven Spielberg conta história de Rand Peltzer, um “inventor” que, ao tentar dar um presente de Natal único para seu filho, Billy Peltzer, compra em Chinatown um Mogwai, um ser aparentemente gracioso, que carrega diversos segredos. 

5 – Anna and the Apocalypse (2017)

Para finalizar a lista dicas, esse longa de apocalipse zumbi se passa na cidadezinha de Little Haven durante o Natal, quando Anna e seus amigos precisam lutar, cantar e dançar para tentar sobreviver à ameaça. Eles podem apenas confiar uns aos outros para superar essa fase. 

Sobre Gui Pereira

Gui Pereira nasceu em São Paulo, e desde cedo já desenvolveu uma paixão pelo cinema. Desde a adolescência, ele aprimorou suas técnicas de ‘Stop-Motion’ e seus curtas começaram a ter um destaque maior no circuito underground. Aos 14 anos de idade, começou a dirigir clipes para bandas em início de carreira. Aos 17 anos, fez um curso na renomada New York Film Academy, onde teve a certeza de que queria ser um cineasta pelo resto da vida. Ele se formou pela Los Angeles Film School em 2010 e fez uma Pós na Art Institute of California, onde se formou em 2012. Seus trabalhos em curta-metragem foram selecionados e premiados em diversos festivais no mundo todo.

O mais recente trabalho de Gui Pereira é o ‘Coração de Cowboy’, seu primeiro em longa-metragem, que estreou em todo o Brasil em setembro de 2018. Com distribuição da O2 Play, o filme já coleciona diversos prêmios, entre eles: melhor filme no Scruffy City Film and Music Festival, premiação que aconteceu em Knoxville, no Tennessee, e também elegeu Gabriel Sater como melhor ator por sua atuação no filme; melhor filme no Jukebox International Film Festival; e melhor do festival, melhor longa, melhor estrangeiro e melhor roteiro no Desert Rocks International Film and Music Festival; melhor trilha sonora e melhor diretor no Moscow Indie Film Festival na Rússia, além de Thaís Pacholeck e Jackson Antunes levarem os prêmios de melhores atores coadjuvantes no Los Angeles Brazilian Film Festival.