A 25ª edição do Minas Trend foi repleta de palestras e painéis abertos ao público e o Sindicato de joias, bijuterias, folheados, pedras preciosas e relógios de Minas Gerais, Sindijoias Ajomig, não ficou fora dessa, promovendo um Talk sobre Acessórios com uma dupla de experts em imagem e estilo. Rogéria Maciel e Sandra Carvalho deram dicas e explicaram a funcionalidade dos diferentes tipos de peças, falando também sobre os diversos estilos das marcas que fizeram parte do desfile coletivo Trendbijoux.

Segundo Sandra e Rogéria, os dias de hoje são caracterizados por uma era de auto expressão, na qual todos querem ser autênticos e utilizam a moda como um dos instrumentos. Sendo assim, elas estudam tecnicamente o porquê de um acessório trazer, ou não, mais harmonia para o look.  

Uma dessas técnicas é a importância de tentar achar o “Balance Point” ou seja, o ponto de equilíbrio que traça uma conexão entre o rosto e o corpo. Por exemplo, para quem tem uma estrutura do corpo grande, o ideal seja que use acessórios grandes para harmonizar. Além disso, é interessante pensar sempre nas roupas que serão utilizadas para o acessório não brigar com elas e sim equilibrar.

Para complementar, as consultoras falaram sobre os 7 estilos universais que são usados e explorados pelas mulheres: 

  • Clássico: é a mulher conservadora, formal, atemporal e que preza a qualidade.

Seus acessórios são: joias com pedras, pérola, ouro branco

  • Elegante: refinada, sofisticada e atemporal, essas são as palavras que descrevem essa mulher, que também está sempre impecável.

Seus acessórios são feitos com materiais sofisticados.

  • Moderno/ dramático: a mulher moderna é expressiva, antenada, cosmopolita e procura sempre estar confortável. 

Utiliza peças mais elaboradas e com elementos grandes.

  • Criativo: essa mulher é pura expressão de arte e portanto transita em vários estilos para compor o look.

Os acessórios são sempre ousados, coloridos e autênticos.

  • Esportivo natural: ainda mais que a mulher moderna, essa mulher vê o conforto como prioridade. Ela é muito ativa e portanto busca praticidade nos looks.

Seus acessórios utilizam cerâmica, semente, fios de seda e algodão.

  • Sensual: é a mulher que faz com paixão, exalando sensualidade sem vulgaridade.

Para traduzir sua personalidade, utiliza colares no colo e muitas vezes com animal print.

  • Romântico: a mulher romântica é suave, feminina e delicada.

As peças demonstram sua afetividade e são caracterizadas por tons pastéis e elementos como flores e camafeu.

Para ilustrar e mostrar na prática esses sete estilos, elas falaram sobre as peças vistas na passarela do desfile Trendbijoux, uma apresentação que reuniu seis marcas distintas.

Sandra e Rogéria falaram como o Atelier Chilaze com muitas cores, materiais e ousadia em suas peças demonstrou o estilo Criativo. Já a marca Carlos Penna, que também utiliza a arte como inspiração, foi classificada como criativa mas também dramática, com peças elaboradas e grandes. E por fim falaram sobre a Leguedê, que traduziu o estilo Romântico em suas peças com muitas flores e feminilidade. O desfile do Sindijoias Ajomig mostrou um pouco da história de cada marca juntamente com as tendências da estação. 

Depois de muitos ensinamentos, a dupla Sandra Carvalho e Rogéria Maciel concluiu que o mais importante é se sentir bem com o que veste, “acessório bacana é aquele que te representa!”