Com tantos aplicativos de relacionamento disponíveis, e cada vez mais segmentados, a busca pelo parceiro ideal deveria ter se transformado em um projeto mais fácil, não é mesmo? Sim, eles agilizam a procura, nos oferecem inúmeras possibilidades, inclusive a de falhar com mais frequência. O grande desafio ocorre quando decidimos que é o momento de fazer com que o virtual venha para o mundo real.

O maior erro dos usuários das plataformas de relacionamento é buscar uma perfeição que, definitivamente, não existe! Na procura pelo perfeito, você deixa de lado alguém que lhe agrada, mas que tem alguns “defeitinhos”. Pois bem, você pode estar perdendo oportunidades ao ser tão exigente! A idealização está muito distante da realidade. Peça para qualquer mulher descrever as características do seu parceiro ideal e ela sairá elencando uma série interminável de qualidades desejáveis. Cada uma tem uma lista própria, das essenciais às menos importantes, mas todas com pontos em comum e muita subjetividade. Alguns quesitos básicos apontados por elas:

  • Ele faz com que me sinta confortável em qualquer momento e lugar. Com ele, estou à vontade para falar sobre os assuntos mais íntimos, medos, inseguranças e desejos;
  • Sinto uma atração inexplicável por ele. Independente de biótipo, o conjunto atrai e me agrada. As mulheres buscam no homem uma soma de elementos: visual atraente, atitudes gentis e certa postura de proteção. Se você sente, além da atração física, uma conexão intelectual e emocional (apego e admiração) crescente, você tem um indicativo de que combinam muito;
  • Ele me faz rir e nos divertimos juntos. Quando estamos felizes, emanamos esse sentimento contagiante. Nosso riso sai fácil e as pessoas comentam “você está tão radiante, está apaixonada?” Rir juntos por qualquer coisa é um sinal de cumplicidade e intimidade;
  • Ele abre espaço para que eu seja verdadeira. Quando não precisam se preocupar com a aprovação do outro e não têm necessidade de fingir ser o que não são, vocês atingem um estágio importante na vida a dois: são autênticos e sinceros na relação, indício de que ela tem tudo para prosperar.

Então, se você quer uma relação duradoura, esteja preparada para fazer escolhas sensatas. O ideal do amor romântico, tão valorizado nas telas de cinema e nos livros, sejamos honestos, é inviável quando transferido para a vida real. Se os especialistas garantem que a fase da paixão dura de 12 a 48 meses, por que ignorar outros fatores importantes na hora de escolher um parceiro? Devemos analisar a situação em uma perspectiva de futuro, buscar outros elementos tão essenciais, ou mais, quanto o sentimento envolvido.

E, se você escolheu os aplicativos de relacionamento sugar para encontrar o seu par, saiba ser honesta com seu perfil e fotos. Ninguém gosta de mentiras e nem quer perder tempo com gente que parece ser o que não é. Se você não deseja um relacionamento sério, mencione que quer somente conhecer pessoas. Não importa a sua idade, publique fotos recentes e que sejam condizentes com a sua aparência atual. Reserve um tempo para procurar e ser procurado (a), nada de ficar escolhendo pares como se o celular fosse uma estação de fastfood e depois deixar um monte de opções na prateleira, como se elas estivessem esperando. Isso corrói o interesse de qualquer um. Lembre-se das conversas, tenha cuidado, memória e bom senso para não ficar fazendo as mesmas perguntas ou contando as mesmas histórias para a mesma pessoa. Por último, seja educado (a), sempre. Não é porque se trata de um aplicativo que você irá usar linguajar impróprio ou ofender pessoas. Mantenha o respeito e a conversa em um nível de delicadeza adequado. Você só saberá quem está respondendo as mensagens quando conhecer seu possível parceiro (a). Fique atento (a)! Apesar das diferenças na forma de pensar, homens e mulheres têm expectativas similares quando trocam mensagens em aplicativos, sabia? Um homem quando manda mensagem também espera uma resposta.

O namoro on-line não é para os fracos de coração. Erra-se muito! Mas, cometer erros também faz parte do processo. O essencial é permanecer otimista na jornada, afinal, as possibilidades são muitas e com um passo em falso você pode deixar escapar alguém especial.

Sobre Jennifer Lobo: filha de empresários brasileiros, nascida nos EUA, graduada pelaAuburn University, Alabama, com especialização em Comunicação e mestrado em Relações Públicas. Certificada pelo Matchmaking Institute, empreendedora, é fundadora e CEO da plataforma de relacionamentos MeuPatrocinio.comParceira de Anna Bey na implementação da Escola da Elite no Brasil. Autora do livro “Como Con$eguir um Homem Rico”, escrito em conjunto com Regina Vaz, terapeuta de casais.