Universo cinematográfico invade o Partituras deste domingo (06)

O Partituras deste domingo (06), que vai ao ar às 12h30 na TV Brasil, apresenta o “Cine Concerto” com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio. O recital traz uma performance singular dos instrumentistas interpretando trilhas sonoras de grandes sucessos do cinema.

Para ambientar ainda mais o concerto ao universo cinematográfico, todos os músicos estão caracterizados como personagens de filmes. Com a regência do maestro Eder Paolozzi, a orquestra executa composições de John Williams, Nino Rota, Enio Morricone, entre outros, para filmes como “Tubarão”, “Guerra nas Estrelas”, “Piratas do Caribe”, “Os Vingadores” e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Desde 2015, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio cumpre o papel social de despertar o potencial artístico não só de seus jovens instrumentistas, mas também da plateia. Liderada pelo maestro Eder Paolozzi, a orquestra realiza um trabalho itinerante na busca por ocupar espaços ociosos da cidade do Rio de Janeiro, levando a música de concerto a novos ouvintes, de diversas idades e classes sociais.

Sobre o Partituras

Há cinco anos no ar, o programa Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos inéditos semanais de 52 minutos na televisão aberta.

Nessa temporada, a produção da emissora pública mostra concertos registrados em parceria com instituições como a OSB, UFRJ, UFF, OPES, Sala Cecília Meireles, BNDES e Theatro Municipal.

Além das grandes apresentações, o Partituras ainda traz entrevistas com os artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir curiosidades sobre as obras executadas.

Os espetáculos exibidos pela TV Brasil no programa Partituras podem ser conferidos semanalmente no site http://tvbrasil.ebc.com.br/partituras e no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio do endereço http://play.ebc.com.br.

A produção da emissora pública também tem horário alternativo. O programa pode ser visto na telinha da TV Brasil aos sábados, às 5h, e nas madrugadas de domingo para segunda-feira, às 2h30. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica. A atração vai ao ar pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz aos domingos, às 18h.

Serviço

Partituras – domingo, 06/10, às 12h30, na TV Brasil