Como fazer seu negócio decolar?

Toda empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de planejamento para decolar. Ao colocar seu plano no papel, é possível visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar.

“Para que o negócio dê certo, o principal é planejar estrategicamente e partir disso”, conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina. Até mesmo depois do negócio já ter estreado, ainda dá tempo de fazer o planejamento para não perder a linha.

Mas o que é preciso colocar nesse planejamento e como usá-lo posteriormente? A especialista dá dicas sobre o que você precisa saber:

  1. Qual exatamente é o serviço/produto que você está oferecendo.
  2. Qual seu público-alvo, para quem você vai trabalhar.
  3. Qual é o problema ou desejo dos seus clientes, que seu produto/serviço irá resolver.
  4. Onde e como será vendido.
  5. Como alcançará os clientes.
  6. Como entregará o produto e qual o custo.
  7. Que recursos são necessários para produzir o produto.
  8. Onde você irá trabalhar: escritório, Home Office, em parceria com outro local?
  9. Precisa de uma equipe? Quantas pessoas?
  10. Quais equipamentos serão necessários.
  11. Como irá lucrar.
  12. Como irá cobrar dos clientes e receber.

Todos esses itens são indispensáveis no planejamento, e lhe darão uma visão ampla do negócio, mesmo que acabe descobrindo não ser possível colocá-lo em prática no momento, assim evita sair no prejuízo.

“O planejamento só traz benefícios ao empreendedor, quanto mais conhecimento você tiver, melhor se sairá no mundo dos negócios”, finaliza Carolina.

Serviço: Carolina Farina

Especialista em Liderança Empreendedora Feminina, Coach Pessoal e de Negócios, Palestrante, Analista Comportamental, Thetahealer e Hipnóloga.

(41) 98854-6483