Blog de viagens conquista o posto de mais engajado da América Latina com conteúdos “fora da caixa”

Já imaginou ler matérias em um blog de viagens que falem sobre open bar de jabuticaba, um país que remunera quem quiser aprender a ser feliz ou uma maratona regada a queijos e vinhos? Agora imagine que esse mesmo blog detém o posto de o mais engajado da América Latina graças a esse conteúdo no mínimo “diferenciado”? Essa é a grande sacada do Go Hurb, blog oficial do Hurb – Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional. Criado em 2011 como Blog Viajante HU, a página surgiu com o objetivo de informar e entreter os viajantes antes, durante e depois de uma viagem, abordando diversos temas, que estimulam o leitor a sair do sofá e conhecer o mundo, além de ficar por dentro das curiosidades e dicas dos lugares. Ao longo do tempo, o blog veio conquistando um número maior de fãs por conta do seu conteúdo informativo e diferenciado. A empresa, inclusive, é considerada híbrida, ou seja, desenvolve e se preocupa com conteúdo editoriais e informativo para seus viajantes e não apenas com as vendas de produtos de viagens.

Fugir do lugar comum é justamente o que chama a atenção e atrai cada vez mais internautas para o blog que registra hoje 1 milhão de acessos na página. Segundo Rodrigo Andrade, líder de conteúdo do Hurb, o setor de viagens abre uma série de possibilidades de informações, permitindo essa liberdade criativa: “Percebemos a necessidade de fazer algo diferente do que outras empresas de viagens oferecem aos seus clientes e o tema viagem abrange a todos de alguma forma, esteja você viajando ou não. Estamos falando de algo inusitado quando postamos sobre o fondue de coxinha, uma das nossas publicações mais curtidas por exemplo, mas estamos também falando do destino e de algo que acontece por lá ”, explica o gestor que percebe ainda outras mudanças:

“A internet é uma grande fonte de informação e conta com vários canais para se comunicar com o cliente. Na sequência dessas inovações, o perfil do consumidor também mudou. Hoje ele quer – e espera – além do comum e nessa onda, grandes marcas e empresas viram a necessidade de adaptar-se a esse novo cenário. Além disso, perceberam que esse novo momento seria excelente para se reposicionar”, conclui Rodrigo.

Segundo Roberta Pereira, produtora de conteúdo do blog, se colocar no lugar do viajante é essencial para o sucesso da página: “Nosso objetivo é fazer com que o seguidor encontre em nosso blog tudo o que ele precisa para planejar e organizar sua viagem, desde dicas para arrumar a mala até quais são os melhores passeios para se fazer em determinado destino. Além disso, queremos que o usuário possa se entreter lendo algumas curiosidades e notícias acerca desses destinos ao redor do mundo”, explica Roberta.

É fácil perceber essa mudança de comportamento na hora de comparar o engajamento das publicações com outras OTA’s. A plataforma de viagens Expedia registrou 4K de engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos) em uma de suas publicação de mais destaque. A pauta era sobre roteiros especais para ir de Portugal à Espanha.