O evento CASACOR RIO 2019 reuniu diversos projetos que apresentam as principais tendências de decoração para 2019 e 2020. Com o tema Planeta Casa, a mostra será exibida no edifício Touring Club, localizado na praça Mauá, até o dia 29 de setembro.

As construtoras e lojas de planejados e marcenaria especial aparecem com força dentro deste contexto. A pareceria entre a Romanzza Recreio e a arquiteta Dorys Daher no CASACOR comprova a eficácia de unir boas ideias a um mobiliário de qualidade. Nomeado Galeria de Óculos, o projeto possui 47 m² e conta com uma iluminação específica, que utiliza um tensor flex posicionado no teto simulando uma claraboia para passar a sensação da luz do dia.

O design dos móveis produzidos pela Romanzza Recreio foi inspirado no modernismo, no início do século XX e salientou algumas tendências da década de 1950. “O estilo é contemporâneo. Os móveis são leves e todos possuem o selo de sustentabilidade”, conta Dorys Daher, idealizadora do design do projeto.  

As formas harmoniosas do CASACOR RIO chamam a atenção do público. A construtora Help Reformas, que reune gestão de obra eficiente, planejamento e qualidade, participa pela primeira vez da 28° edição do evento e conciliou os trabalhos com duas arquitetas, Adriana Esteves e Isabelle Cassani.

No projeto de Adriana (Docas Lounge), a Help Reformas executou toda a obra de um lounge de 90m², com o propósito de promover a convivência e proporcionar diversos usos e experiências. O diferencial desse lounge é a tendência em espaço de coliving que é compartilhar um espaço sem se prender na forma em que foi construída.

Contudo, é de consenso geral que um projeto arquitetônico fica ainda mais completo com a inclusão de um bom paisagismo. Rayra Lira é paisagista da JLira Green Life e levou originalidade à mostra CASACOR RIO com plantas aquáticas, inspiradas na cultura dos paludários japoneses e nos rios do Jalapão (TO), com o tema Casa Viva. “Usamos essas plantas inspiradas nos rios do Jalapão para chamar atenção na questão ambiental, pois o local está perdendo turistas por conta da falta de visibilidade dos rios causado pelo desmatamento no entorno, com isso, levamos um jardim vivo para dentro dos ambientes fechados”, declara a paisagista. Paludário é um local criado de forma diferenciada para manter juntos os ambientes aquáticos e terrestres em harmonia, misturando peixes, répteis e anfíbios e pode ser montado em sala de espera, escritório, varanda. Este foi idealizado por Rayra, em parceria com o aquarista Gabriel Bassen, e construído dentro do espaço “Casal Ciclista”, criado pelas arquitetas Cristina Côrtes e Claudia Sant’Ana. Composto por plantas como: samambaia espanhola, renda portuguesa, costela de adão e tilanticia bromélias, uma rocha também foi inserida dentro da parte aquática, dando a entender que as plantas saem de dentro dela.

Já no projeto da Isabelle Cassani (Lavabo Público) é um banheiro de conceito da Portobello Shopping de 30m². A Help Reformas executou toda a obra do banheiro que ganhou o nome de Lavabo Público. A fonte de inspiração é mostrar um espaço que seja coletivo e ampliar o significado de acessível à medida que respeita a individualidade e privacidade necessária para um ambiente tal como um banheiro. Isso é traduzido materialmente em cabines sem gênero e com acessibilidade física. Com coleções em Oro Bianco e Pietra Lombarda são destacadas, grandes formatos e padrões de textura, utilizando o bom design, belo e atemporal, com um propósito de acessibilidade mais abrangente com cabine para portadores de necessidades especiais e cabines de uso livre, sem demarcação de gênero.