A linda celebração dos 90 anos de Dorival Caymmi, regada à muito samba no DVD “Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo – 90 anos – Ao Vivo”, lançada há 15 anos pela Warner Music Brasil chega agora em versão digital, disponível no canal oficial da gravadora no YouTube. O registro online faz parte do projeto de resgate e digitalização dos DVDs clássicos e de sucesso da companhia.

Inteiramente dedicado aos sambas baianos e cariocas e produzido por Zé Milton, o projeto foi idealizado por Nana que fez questão de convidar os irmãos. O resultado, é uma mistura bem dosada do samba baiano com o samba carioca. De “Acontece Que Sou Baiano” até “Milagre”, passando por “Vatapá”, “O Que é Que a Baiana Tem?” e a saborosa “Severo do Pão”, entre outros grandes clássicos da música nacional que provam o talento único do cancioneiro, um dos mais renomados do Brasil.

“Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo – 90 anos – Ao Vivo” não deixa de fora os sambas ditos sacudidos, com temáticas brejeiras e sensuais, que incluem “A Vizinha do Lado”, “O Dengo”, “Requebre Que Eu Dou Um Doce” ou ainda aqueles que trazer os cenários da Bahia – dignos dos famosos cartões postais – como “Você Já Foi à Bahia?”, “Saudade da Bahia” e “Trezentas e Sessenta e Cinco Igrejas”.

O DVD foi um verdadeiro marco na música ao reunir um time percussivo de peso. Gordinho (Tamborim, Agogô, Afoxé, Tantan), Don Chacal (Xequerê, Xique Xique, Small Shake), Marcos (Pandeiro, Repique de Mão, Prato e Faca, Tantan, Conga), Beloba (Tamborim) e Ubirany (Caixinha do Ubirany).

O violão de Dorival, em sua forma peculiar de tocar o instrumento, serviu de inspiração para os arranjos de Dori Caymmi, presente também ao violão e que se manteve fiel à sonoridade do pai, descrita, certa vez por Tom Jobim como: “Caymmi passou a empregar notas de sexta e sétima maiores nos acordes menores, imprevisíveis modulações de meio-tom, coisas que ninguém usava na época”. O virtuosismo dos músicos Pedro Amorim (bandolim), Ronaldo do Bandolim (bandolim) e Toni 7 Cordas (violão de sete cordas) se soma à base precisa formada por João Lyra (violão), Jorjão Carvalho (baixo) e Jurim Moreira (bateria), experientes músicos que acompanharam Nana Caymmi por muitos anos.