Dia Nacional da Saúde: empresas investem em atividades físicas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários

No próximo dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde e a educação sanitária para ter uma melhor qualidade de vida.

A data serve de alerta também no ambiente de trabalho, uma vez que trabalhadores com um estilo de vida estressante, excesso de demandas e cobranças, por exemplo, correm o risco de necessitarem de uma licença-médica devido a problemas de saúde mental. Além disso, a tensão muscular, dores nas costas e na cabeça também costumam se apresentar como problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Por esse motivo, muitas empresas vêm investindo em alternativas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, seja por meio de ajuda psicológica ou uma atividade física, como o yoga corporativo, uma prática diferenciada, aplicada no próprio ambiente de trabalho, que tem como objetivo combater o estresse no trabalho e os distúrbios osteomusculares. Com atividades leves na cadeira ou de pé, e sem o uso de acessórios, muitas empresas têm adotado a prática para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus funcionários, como BrasilPrev e GreenYellow, que têm uma cultura bem moderna e voltada às questões de bem-estar dos funcionários.

Para falar sobre o tema, chamando a atenção das companhias sobre a importância de incluir em suas rotinas curtos períodos semanais para a prática de uma atividade que incentiva a mudança de hábitos, sugerimos uma entrevista com Armelle Champetier, diretora da Yogist no Brasil. Caso tenha interesse, também podemos intermediar entrevistas com as empresas que apostam nesta prática.