Disney: filmes mais buscados exaltam independência feminina

Muito provavelmente todas as pessoas têm alguma ligação com a Disney: seja por alguma caneca ou camiseta de um personagem, seja por ser fã dos filmes, parques e narrativas ou simplesmente por reconhecer a importância da pioneira e maior indústria de animação do mundo. A SEMrush, líder global em marketing digital, preparou um levantamento sobre os filmes da Disney mais pesquisados pelos brasileiros em mecanismos de busca, como Google e Bing, entre julho de 2017 e julho de 2019.

A hora do empoderamento feminino chegou para a Disney: as três protagonistas mais pesquisadas não têm par romântico como de costume e dão aula de auto suficiência e independência. O filme com maior volume de buscas e campeão do ranking é Capitã Marvel, uma heroína vivida pela atriz Brie Larson que assume escolhas e riscos por conta própria; a produção foi lançada em março deste ano e volume de pesquisas entre fevereiro (450 mil) e março (2,7 milhões) cresceu 500%. Considerando o total de pesquisas realizadas desde julho/2017, Capitã Marvel conquistou 8,5 milhões de buscas. E a representatividade feminina nas telinhas não parou por aí.

O segundo filme mais pesquisado na web ao longo dos últimos dois anos é Frozen, com 8,2 milhões. Os meses mais expressivos no volume de buscas foram dezembro de 2017 e janeiro de 2018, que somaram 1,1 milhão de pesquisas; nesse período aconteceu o lançamento do curta do ‘Olaf em Uma Nova Aventura Congelante de Frozen’. A personagem feminina Elsa, princesa de um pequeno reino norueguês, rompe com estereótipos de contos de fadas tradicionais e prova que amores verdadeiros não são necessariamente relacionados com príncipes, é dublada pela atriz Idina Menzel. Mais uma vez o girl power venceu!

O terceiro filme da Disney mais procurado no período do estudo realizado pela SEMrush é Moana, uma jovem que resolve se aventurar em alto mar para salvar sua tribo. Outra história que a personagem feminina é forte, independente e não tem relações e interesses românticos na trama, com volume total de 7,1 milhões de buscas – no período apurado. Em novembro de 2017 foi o mês que apontou um pico nas buscas, representando 450 mil no mês.

Segue abaixo os top 10 filmes da Disney mais procurados pelos brasileiros nos últimos dois anos:

  1. Capitã Marvel – 8,5 milhões
  2. Frozen – 8,2 milhões
  3. Moana – 7,1 milhões
  4. Star Wars – 6,9 milhões
  5. Vingadores – 6,1 milhões
  6. Toy Story 4 – 4,1 milhões
  7. Aladdin – 3,4 milhões
  8. Toy Story – 2,7 milhões
  9. Branca de Neve – 2,6 milhões
  10. Fantasia – 2,4 milhões