Foto Capa: Neto Fernandez

Apaixonada por moda e maquiagem, a atriz e modelo Jordanna Maia encontrou no YouTube a chance de realizar um dos seus sonhos: o de ser apresentadora. Inspirada por ter visto outras meninas na plataforma, assim começou a usar as  suas habilidades  com a atuação e aplicou isso em seus vídeos.

O primeiro vídeo do canal foi gravado junto com suas amigas e atualmente o vídeo “50 fatos sobre mim”  conta com mais de 13 mil acessos.

Como foi o início de seu trabalho como youtuber?

O meu trabalho como youtuber começou através de uma brincadeira, lembro como se fosse ontem. Estava na internet pesquisando e, do nada, apareceram vídeos de tutoriais de meninas que não eram famosas e nem artistas e estavam produzindo conteúdo naquela plataforma que eu ainda não conhecia. Achei muito legal, comecei a consumir o conteúdo delas. Parecia um programa de TV, só que na internet. Eu sempre tive muita vontade de ser atriz, de brincar com as câmeras. Queria ser apresentadora e ter um programa próprio e já que não tive essa oportunidade, decidi criar meu próprio canal e conteúdo. Me inspirei nisso. No meu primeiro vídeo juntei umas amigas, peguei uma câmera, gravei e postei. Não imaginava a repercussão. Foram muitos comentários positivos. É claro que tiveram comentários negativos que acabaram me abalando um pouco, me deixando insegura. Mas, me apoiei naquelas pessoas que me colocaram pra cima e que queriam que eu postasse mais vídeos. E foi o que fiz. Fui nessa brincadeira de ‘só mais um’ e quando eu vi já tinha virado um hobby. Não sabia que isso viraria o meu trabalho. Hoje, eu já tenho uma consistência no meu canal. Tenho vários quadros, trago convidados, artistas, youtubers… Meu foco atual são temas como maquiagem, moda e beleza, que é o que eu amo. Eu tenho um público muito fiel e posso dizer que, realmente, o meu canal no YouTube virou o programa da Jordanna Maia, onde compartilho minha opinião e levo a minha voz.

Foto: Neto Fernandez

Além de personalidade na internet, tem história como atriz e modelo. Como essas profissões se juntaram com o que você é hoje?

Eu acho superinteressante a forma como a minha profissão de modelo e atriz se juntou com aquilo que eu estava fazendo na internet. Por exemplo, o YouTube foi uma plataforma que eu consegui explorar mais meu lado atriz, por causa dos cursos de TV, teatro e cinema que fiz e faço. Eu sabia como lidar com a câmera, falar com o público e como interagir com o meu entrevistado.

Eu sabia como conduzir o meu próprio programa, então isso foi muito legal e me ajudou muito. Já a questão de trabalhar como modelo me ajudou muito no instagram, que era uma plataforma mais voltada para fotos. Com a desenvoltura que aprendi sendo modelo, sabia fazer poses diferentes e aproveitar os ângulos certos. Conciliou super! Foi uma junção que ficou maravilhosa e que me ajudou muito a profissionalizar o meu trabalho. Eu sempre busco estudar cada vez mais, tanto como atriz, quanto como modelo. Aprender bastante pra poder praticar, não só no trabalho que eu faço em TV, mas também na internet.

Foto: Marcela Velozo

Quais são os principais desafios na produção de seus vídeos e quais são suas inspirações?

Um dos principais desafios hoje, não só pra mim, mas pra muita gente que produz vídeos, é manter a autenticidade. Precisamos sempre estar atualizados de quais são as tendências e criar algo que seja seu verdadeiro eu, sem fingir ser outra pessoa. É como eu sempre falo, meu canal no YouTube é o meu programa, então, além de ser verdadeira eu tenho que manter um padrão de qualidade, isso é essencial. Sempre busco também inspirações de fora. Como referência, pesquiso muitos vídeos de gringas e brasileiras que admiro e que estão no mesmo nicho que eu. Assisto aos vídeos e sempre tento pensar em algo que não fizeram para apresentar ao meu público. Me inspiro muito na Camila Coelho que é uma youtuber de maquiagem que eu adoro. Tem a Niina Secrets também, que faz um conteúdo de beleza incrível, e outra que é uma referência pra mim é a Camila Coutinho. O canal de moda dela é maravilhoso e tem vários outros youtubers e blogueiras de fora também que fazem um conteúdo que gosto muito como, por exemplo, a Nikkie Tutorials.

Foto: Neto Fernandez

Uma de suas maiores paixões que assumiu no seu canal, foi sobre o conteúdo de maquiagens, o que hoje em dia é trend entre o público feminino jovem. Como vê essa onda? Costuma fazer muitas coisas ligadas ao estilo?

A maquiagem é uma das minhas maiores paixões e eu adoro produzir conteúdo voltado pra isso. Eu acho que é uma onda que toda menina gosta. Seja aquela que goste de algo mais clean, ou aquela que goste de algo mais pesado. As pessoas escolherem o que querem usar de maquiagem para complementar aquilo que está na sua personalidade, ou que é o seu mood do dia, é algo que eu curto muito. Confesso que sou extremamente vidrada por maquiagem. Sempre que um produto for lançado, testo e faço resenhas no meu canal do youtube, ou nos stories do instagram, falando sobre os pontos positivos e negativos. Poder escolher que personalidade eu quero ser, é uma magia que eu gosto muito e é a parte que eu mais admiro da maquiagem. Ela ajuda muito também na questão da autoestima, por isso que gosto de compartilhar esses conteúdos de make-up e vejo que meu público curte também.

Foto: Neto Fernandez

Com cerca de 57 mil inscritos em seu canal, que dica você daria para dar para alguém que esteja iniciando na plataforma?

Eu acho que um dos desafios para os iniciantes é a persistência. Hoje, muita gente entra no YouTube achando que vai fazer dinheiro, que o primeiro vídeo vai estourar, mas não é assim. É muito raro as pessoas conseguirem estourar logo no primeiro conteúdo. É aí que muita gente desiste, se frustra. Não é algo fácil. Você tem que colocar amor, dar carinho… Seja no YouTube, seja na vida, todo o trabalho que fazemos é como se estivéssemos cultivando uma planta. Você tem que plantar, cuidar, dar amor, carinho, tem que ter um sentimento naquilo. Essa é a questão mais importante. Porque se você ama algo, você vai persistir. Então não desista e sempre se lembre porque você começou e porque deve continuar.

Foto: Neto Fernandez

Deixe uma mensagem

A minha mensagem é para você sempre acreditar naquilo que estiver fazendo, mas principalmente faça isso com muito amor. E se tiver alguém no seu caminho que você possa ajudar, ajude. Isso vai te trazer um retorno incrível. Não busque fama, porque fama é algo que qualquer um pode tirar de você. Mas teu sucesso ninguém tira. Teu sucesso é aquilo que você vai construir com muito trabalho, é a sua felicidade e realização pessoal. É isso que eu busco pra mim e é isso que eu espero que você tenha na sua vida.

Confira o canal de Jordanna Maia.