(Last Updated On: 18 de julho de 2019)

Imagem é fundamental, seja
para conquistas pessoais ou profissionais, o que você expressa através da
sua aparência faz diferença. Diante disso, a contratação de uma
consultoria de imagem é fundamental. Muito mais do que ter conhecimentos em
moda, o especialista ajudará a construir um estilo que represente dentro da sua
personalidade suas principais e melhores características. 

O mercado é vasto e os ganhos
podem variar de R$ 200, a hora de um personal shoper, por exemplo, a R$ 1.500,
a consultoria em uma empresa. Sophia Marins, consultora de imagem da
“Power Couple” Taty Zatto e líder do City Circle Rio de Janeiro, que representa
a Associação Internacional de Consultoras de Imagem (AICI), acredita que uma
imagem vale sim, mais do que mil palavras. 

Você é formada em publicidade,
correto?! Como você começou a sua carreira de consultora de imagem?
 
Sou formada em Comunicação Social e Imagem é Comunicação. Bacharel em
Publicidade, onde já aprendia o que as cores transmitiam inconscientemente para
a marca como o vermelho e amarelo do MC Donald’s por exemplo. Como é uma
profissão nova, hoje vejo que sempre estudei “Imagem” sem saber. 

Para você qual a importância
da consultoria de imagem? 
Imagem é tudo. Quando você sai
de casa, já comunica a todos muitas coisas sobre você sem falar absolutamente
nada, chamamos de comunicação não verbal e depois disso tudo é analisado assim
como a comunicação verbal, comportamento, ética, civilidade, respeito, tudo
isso é inconscientemente subtraído pela mente e montando uma reputação sobre
você. 

Como surgiu a oportunidade de entrar para a AICI?!
Como no Brasil não temos a graduação de Consultoria de Imagem, a Associação
Internacional de Consultores de Imagem nos ajuda a aprender cada vez mais, fazer
networking no mercado e elevar o conhecimento e a credibilidade de cada
Consultor de Imagem. Ali você encontra profissionais como você no mundo
todo. 

Você passou pelo processo para
conseguir a certificação reconhecida mundialmente. Como foi?
Não foi fácil, mas foi muito
gratificante. O dia em que vi que passei em todos os requisitos pulei em casa
de felicidade. É muita dedicação, estudo, disciplina e muito trabalho. Mas ser
parabenizada por pessoas que criaram a Consultoria de Imagem do mundo todo, em
sua super humildade e ser reconhecida por elas, realmente é a hora que você
pensa: uau, valeu a pena. 

O que você faz dentro da AICI?! Quais são suas responsabilidades?
Sou líder do City Circle Rio de Janeiro com mais duas consultoras: Karina
Nunes e Priscilla Bello. O City Circle representa a AICI no Rio de Janeiro.
Montamos a programação na cidade para Consultores de Imagem membro AICi e para
não membros também. O objetivo sempre é elevar o conhecimento do consultor de
imagem, além da união e networking para quem sabe um dia conseguirmos uma
formação de verdade no Brasil. 

Você vai escrever um livro, correto?! Me conta sobre esse trabalho?! Como
surgiu a ideia? Será sobre qual tema?
 
Eu fiz um artigo científico sobre como a Imagem influência no mercado de
trabalho, desde a entrevista de emprego, até se manter ou não dele. Comprovei
no artigo que quase 90% das demissões no Brasil é devido ao comportamento
inadequado, ou seja, Imagem. Esse comportamento pode ser na empresa, fora da
empresa ou até mesmo na internet. Comprovei também que é “Legal”, ou seja, é
permitido por lei essa demissão, pois os 13 itens de demissão por justa causa
entram no universo da Imagem Pessoal. Acredito que no futuro a solução para
isso, seria uma matéria no último período de todos os cursos de graduação sobre
“Gestão de Imagem Profissional”, só assim os profissionais sairão preparados.
Fui chamada para escrever sobre isso dentro de um livro de RH que o lançamento
está previsto para final de 2019. 

Algo mais sobre a sua carreira que você queira nos contar?
Todo lugar que passo tento plantar uma sementinha para conscientizar a
importância da nossa profissão. Muitas pessoas acham que é Moda e muitas
adolescentes saem do segundo grau querendo ser consultoras de Imagem e escolhem
fazer Moda. Na verdade, a Moda é um pontinho estratégico dentro do universo da
Imagem Pessoal. Estou com alguns projetos de implantar a graduação no Brasil.
Essa profissão nova (pois quantas profissões temos o prazer de ter as pessoas
que criaram vivas ainda?). Apesar de nova, não para de crescer e o Brasil
necessita muito dessa nova profissão. Muitas vezes em uma entrevista de
emprego, uma pessoa é escolhida devido a ter o comportamento mais acessível do
que aquelas que transmitem mentes fechadas, é muito mais fácil fazer cursos e
treinamentos técnicos a alguém que não tem conhecimento técnico do que mudar o
comportamento difícil de um profissional. Assim como em uma entrevista de
emprego, se não estiver adequada na comunicação do seu vestuário, o
entrevistador pode automaticamente bloquear tudo que você vai falar, mesmo com
muito conteúdo. Se conseguirmos implementar nos últimos períodos de todos os
cursos de graduação “Gestão de Imagem Profissional”, já vejo muitas melhorias
para o mercado de trabalho no Brasil.Foto: Taiza
Guimarães

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