Atrativos turísticos da Serra da Capivara são retratados em websérie

Criado com o objetivo de incentivar o turismo e a valorização das áreas protegidas brasileiras, o movimento Pé no Parque lança nesta quarta-feira (3) o último episódio de sua terceira websérie. A temporada retrata o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no Piauí e conhecido pelos sítios arqueológicos com pinturas rupestres, que retratam cenas do cotidiano dos povos antigos – de aproximadamente 12 mil anos atrás. A série está disponível no canal do Youtube do WikiParques.

Dividido em quatro episódios, o projeto audiovisual mostra as riquezas da fauna e da flora na Caatinga; a trajetória da arqueóloga Niède Guidon, responsável pelas primeiras escavações na Serra da Capivara; e a forma como os atrativos turísticos culturais e naturais geraram emprego e renda aos moradores que vivem no entorno do parque.

No quarto e último episódio, os destaques são as trilhas, mirantes e a observação da fauna, além de um circuito cultural que retrata a vida dos maniçobeiros, que habitavam o interior do parque. “Além da pintura rupestre e da arqueologia, a Serra da Capivara tem muito ecoturismo. Você pode fazer trilhas para chegar em mirantes, vistas panorâmicas ou até mesmo explorar fundos de gargantas e fendas”, destaca Waltércio Torres, um dos guias credenciados do parque.

Entre os principais circuitos turísticos do parque estão: a Pedra Furada, que é um monumento geológico e cartão-postal da Serra da Capivara; o Boqueirão da Pedra Furada, onde estão as pinturas rupestres mais conhecidas; e o Desfiladeiro da Capivara. No roteiro do parque estão também a Serra Branca, onde está o circuito cultural dos Maniçobeiros, grupos tradicionais que viviam da extração de látex; e a Serra Vermelha, onde está o Baixo das Andorinhas, local em que toda tarde os andorinhões descem em revoada para se abrigarem nos paredões do cânion.

“As belas paisagens e as histórias retratadas na websérie são uma maneira de valorizar o parque e estimular a visitação. A melhor forma de conservar é conhecer e o turismo é um importante recurso de transformação e desenvolvimento econômico, além de proporcionar o bem-estar”, destaca a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

O movimento

O Pé no Parque é um movimento conjunto da Associação O Eco, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e WikiParques que busca aproximar os brasileiros dos parques nacionais a partir do poder transformador do audiovisual. A primeira ação do movimento é a produção de uma websérie sobre unidades de conservação em diferentes partes do Brasil. As primeiras temporadas trouxeram ao público os parques nacionais de São Joaquim (SC) e Supergüi (PR). Ainda em 2019, outros dois parques de biomas e regiões diferentes deverão ser apresentados em novas temporadas da websérie e ações de mobilização com as comunidades e nas redes sociais.