História Oral: Como River Phoenix se tornou um ator

Há mais de 40 anos, o HFPA registra atrizes, atores e cineastas famosos e famosos. A maior coleção do mundo desse tipo – mais de 10.000 itens – está agora na Biblioteca Margaret Herrick da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Neste trecho de nossos arquivos de 1988, o candidato do Globo de Ouro, River Phoenix – um grande talento, falecido cedo demais – fala sobre crescer em circunstâncias incomuns, e como ele acabou na tela de prata.

“Meus pais abandonaram a sociedade de 1978 a 1980. Eles escolheram frutas no Oregon e conceberam uma criança – eu. Eles viviam em situações comunais e viajavam em uma van com seus filhos para a América do Sul, onde se envolveram no trabalho missionário cristão. Mais tarde fomos para a Flórida e minha mãe conseguiu um emprego em uma agência de ação comunitária. Meu pai estava fazendo trabalhos de repintura de móveis e paisagismo. Ele machucou suas costas, então ele ficou em casa com a gente e nos inspirou a começar a cantar juntos. Nós tínhamos feito muito isso na América do Sul – cantar e ir a shows de talentos, ganhar prêmio após prêmio. Nós pensamos que íamos ser o próximo Jackson Five.

Enquanto isso, minha mãe, que havia crescido com Penny Marshall no Brooklyn, escreveu a ela e disse: “Tenho filhos maravilhosos que seriam ótimos artistas”. Ela escreveu de volta dizendo ‘Sim, se você for a Los Angeles, gostaríamos de testá-los. Mas não saia só para esse propósito, porque é um negócio louco.

De fato, arrumamos nossas malas e entramos na velha caminhonete. Eu tinha nove anos na época e tínhamos cem dólares no bolso, o que nossos avós haviam nos emprestado. Quando chegamos em Los Angeles, comecei a fazer audições. Eu tive minha primeira participação em uma série de televisão quando eu tinha onze anos, Seven Brides for Seven Brothers . E nós estamos atualizando nossa vida desde então. Mas a vida não é todo acidente?