O legado efêmero das estrelas de Hollywood

Ao mesmo tempo, eles eram os maiores nomes da indústria, entre os atores mais populares do mundo, mas o que aconteceu com … Marie Dressler? Dressler foi uma atriz de caráter matronal, vencedora do Oscar em 1931. Ela era a antítese do glamour de Hollywood, mas em 1932 e 1933 ela foi a estrela mais popular da América. Mas quem se lembra dela hoje?

Ou Will Rogers, ator mais popular de 1934. Seu humor caseiro era o antídoto perfeito para uma América devastada pela Depressão. Ou Sonja Henie? Por três anos na década de 1930, ela foi uma das estrelas de cinema mais populares de Hollywood. Uma figura de três vezes patinando Olympiad, ela usou suas habilidades de patinação para mostrar seu charme natural, e o público a amava. Mas quem assiste seus filmes hoje?

Então há Sandra Dee que por quatro anos nos anos sessenta foi uma das principais estrelas de Hollywood. Ela era a personificação da inocência adolescente. Preparada pelo produtor Ross Hunter, ela desfrutou de um prazer de dez anos trabalhando em cinco estúdios de Hollywood separados. Mas quem se lembra dela hoje?

Claro, eles são a exceção. A maioria dos atores mais populares do passado são as próprias estrelas de cinema que se tornaram parte de nossa herança cultural: Davis, Crawford, Bogart, Gable, Garbo, conhecidos em todo o mundo por apenas seus sobrenomes. E a maioria deles era tão popular quanto hoje.

Por exatamente cem anos, o Motion Picture Herald entrevistou os donos de cinemas quanto ao apelo de bilheteria de uma estrela. Os resultados se tornaram o barômetro mais confiável do poder de bilheteria de uma estrela. Então, quem foram as grandes estrelas que dominaram durante esses anos?

O mais antigo detentor do recorde era Shirley Temple, de sete anos de idade. Por três anos, de 1935 a 1937, ela foi a principal fabricante de dinheiro do país. Um ano depois, ela foi deslocada por outro ator infantil Mickey Rooney . Mas então, quando os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, os gostos dos filmes mudaram. Por cinco anos, a maior estrela de bilheteria foi Bing Crosby . Suas comédias com Bob Hope e dramas reconfortantes eram o entretenimento escapista perfeito de que o mundo precisava. Crosby, claro, foi nosso vencedor do prêmio Cecil B. deMille em 1960.

Mas, nos anos 50, surgiu um novo tipo de campeão de bilheteria. O herói ocidental John Wayne inaugurou essa nova raça. Ele foi seguido em anos sucessivos por outras estrelas de cowboys, Gary Cooper , James Stewart e William Holden, todos os atores ganhadores do Globo de Ouro.

Sem dúvida, o western era o gênero mais popular da América. Até que Rock Hudson e Doris Day fizeram Pillow Talk. Depois disso, por cinco anos eles foram as estrelas mais populares do mundo. Doris, cujo único prêmio vitalício foi o Cecil B. deMille (ela também ganhou quatro Globos e foi indicada 11 vezes!), Compartilha o recorde de ser o número 1 nas bilheterias mais do que qualquer outra atriz, um recorde cinco vezes, com Shirley. Templo.

Nos anos seguintes, apenas um punhado de estrelas foi o número um nas bilheterias por mais de um ano. Incluindo Julie Andrews , Paul Newman , Clint Eastwood , Robert Redford , Tom Hanks , Johnny Depp , Sylvester Stallone e Burt Reynolds , todos vencedores do Globo de Ouro. Eastwood, Hanks e Reynolds, de fato, foram os principais nomes da bilheteria por cinco anos, mas é Tom Cruise quem detém o recorde de todos os tempos. Ele tem sete vitórias de 1986 a 2005.

Infelizmente, a pesquisa foi descontinuada em 2013, mas ainda é lembrada com carinho.