7 milhões de brasileiros já se cadastraram como doadores de sangue no Facebook

Desde o lançamento da ferramenta do Facebook que incentiva doações de sangue, em 2018, cerca de 7 milhões de brasileiros já se cadastraram na plataforma como doadores. Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e durante todo o mês, diversos bancos de sangue pelo país promovem campanhas de incentivo à doação para abastecer seus estoques. Os doadores cadastrados pelo Facebook poderão ser notificados pela plataforma se um hemocentro próximo precisar de doações.

De acordo com o Ministério da Saúde, 1,6% da população é doadora de sangue frequente no Brasil. Embora o índice esteja dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de pelo menos 1% da população, os estoques de bancos de sangue podem variar muito de acordo com a época do ano, e a intenção, tanto do próprio Ministério quanto dos bancos é aumentar esse número. “Pensando em tornar cada vez mais fácil para as pessoas doarem sangue e aumentar a quantidade de doadores, desenvolvemos a ferramenta de Doações de Sangue,” explica Nathalie Gazzaneo, gerente de Políticas Públicas do Facebook. “Aqui no Brasil, trabalhamos com bancos de sangue centrais das cinco regiões do país, que juntos abastecem mais de mil hospitais e organizações de saúde”.

Campanhas para doação

Para este mês, diversos bancos de sangue criaram eventos especiais no Facebook. Assim, as pessoas que estiveram cadastradas como doadoras serão notificadas quando um banco de sangue próximo estiver precisando de doações.

Hemorio, hemocentro de referência para o Estado do Rio de Janeiro que cobre a demanda referente a uma população cerca de 12 milhões de pessoas, lança a campanha “Com sangue a vida ganha cor”. Os organizadores da campanha têm metas ambiciosas e esperam que as doações batam recorde este ano.

Já a Fundação Pró-Sangue, no Estado de São Paulo, aderiu ao Junho Vermelho, que dá visibilidade para a campanha de doação durante todo o mês, e realizará uma série de ações de incentivo à causa. O primeiro é o Movimento Eu Dou Sangue, que iluminará com a cor vermelha diversas instituições públicas e privadas de São Paulo. Em parceria com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a mensagem “Seja gentil. Doe sangue. Ajude o próximo! @prosangue” será exibida em 377 painéis em estradas ao longo do mês.

Os relógios de rua instalados da cidade de São Paulo também trarão mensagens pontuais sobre a doação de sangue e, em parceria estabelecida com a Elemídia, mensagens serão publicadas em televisores instalados próximos aos postos de coleta.

O Hemocentro da Santa Casa de São Paulo também participa da campanha #JunhoVermelho, com mensagens que ressaltam que a doação de sangue é importante durante todos os meses do ano.

Incentivada pela notificação em sua conta no Facebook, a Cearense Ozamira da Costa se cadastrou para começar a doar. “Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas nunca tinha parado pra fazer isso. Até que um dia, navegando no Facebook, apareceu uma mensagem que me perguntava se eu queria me cadastrar como doadora. Na mesma hora eu cliquei em “sim” e foi a partir de então que me senti no dever de ir ao Hemoce para doar. Eu vi que ficava pertinho de mim, estava com tempo disponível e decidi ir doar naquele momento. Foi quando doei pela primeira vez., relata.

Doações de Sangue no Facebook

O centro de Doações de Sangue no Facebook está disponível no país desde maio de 2018. A ferramenta notifica aqueles que são cadastrados como doadores quando há bancos de sangue nas imediações precisando de doações, e oferece espaço para que bancos de sangue divulguem suas demandas e campanhas para doação de sangue. Para se cadastrar, basta acessar o endereço facebook.com/donateblood. Usando seu dispositivo móvel também é possível acessar o menu do Facebook e então clicar em “Doações de Sangue.”

A ferramenta permite ainda que os interessados definam lembretes para doar, configurando  data, hora e local. Além disso, é possível compartilhar as oportunidades de doação com amigos e convidá-los para doações em grupo.

Dia Mundial do Doador de Sangue

A data foi instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para dar visibilidade à necessidade de mais doações regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade do sangue e seus derivados, além de homenagear os doadores pela atitude voluntária que salva vidas. A data também coincide com o período mais frio em grande parte do Brasil, quando há uma redução das doações.