“A Dona” – Resumo dos Capítulos 56 a 60

Capítulo 56, segunda-feira, 17 de junho

 

José Miguel e Valentina apresentam Gabriela a Horácio e eles contam que já se conhecem por um incidente desagradável que tiveram. Felipe chega nervoso e Padre Ventura pergunta se ele brigou com sua namorada. José Miguel, Valentina, Gabriela e Horácio se divertem no povoado. Maria da Luz chorando, pede diante da imagem da Virgem que um dia possa ser feliz, pois crê que após ter sido violentada por Rodrigo jamais poderá se casar na vida.Timóteo convida Maria da Luz para ir a uma festa no povoado. Frederico e Leonor discutem porque ela insiste em dizer que Valentina e Rodrigo são amantes. Ivana joga na cara de Isabel que Frederico está apaixonado por ela, e que ele inclusive já pediu o divórcio a Leonor para se unir a ela. Ivana prepara um contratempo para impedir que Valentina vá à festa no povoado. Felipe procura Sandra, Moises diz que sua filha não quer vê-lo. No baile do povoado, chegam alguns homens com uma boneca de trapo, com cabeça de víbora, e vestida com a roupa que Ivana roubou de Valentina. Todos os presentes no baile caçoam de Valentina. José Miguel enfrenta um dos homens que trouxeram a boneca. Rodrigo chega ao baile e atira para cima, assustando as pessoas e depois leva Valentina com ele. Rodrigo diz que a levará  até sua casa onde a deixará sã e salva. Gabriela diz a José Miguel que Rodrigo levou Valentina até a saída da festa. José Miguel encontra Rodrigo e exige que ele o diga onde está Valentina, ele responde que a perdeu de vista. Enriqueta diz a Moises que Valentina estava dançando abraçada a José Miguel, e chegou seu amante, Rodrigo, disparando enlouquecido em meio ao baile.

Capítulo 57, terça-feira, 18 de junho

 

José Miguel encontra Valentina na igreja, chorando, e pede perdão a ela por não tê-la defendido como deveria. Valentina suplica a José Miguel que a leve com ele para a capital. Sandra flagra Felipe junto a Gabriela e  se afasta, chorando. Horácio encontra Sandra e se oferece para acompanhá-la até a sua casa, mas nesse momento aparece Ivana e o beija, deixando Sandra sozinha. Rodrigo, furioso, agride Joventino até ele confessar que foi Ivana quem pagou para que caçoassem de Valentina. Rodrigo, furioso, diz a Ivana que Joventino  contou sobre a brincadeira encomendada por ela, contra Valentina. Rodrigo pede a Ivana que diga a Valentina quem armou a brincadeira que a humilhou na festa e Ivana garante que foi José Miguel. Ivana diz a Valentina que as pessoas do povoado estão dizendo que José Miguel não a defendeu porque nada além de seu dinheiro o importa. Enriqueta conta a Leonor a brincadeira de mal gosto que Valentina foi vítima. Leonor, hipócrita, diz sentir pena dela. Ivana diz a Horácio que o procurou porque não quer ser grosseira, mas que não existe um futuro para eles. Horácio diz a ela que essa obsessão não a levará a nada pois José ama Valentina. Ivana diz a Horácio que deveria convencer  Sandra , e que Felipe não é tão bom como parece, e que sempre esteve louco de amor por Valentina.

Capítulo 58, quarta-feira, 19 de junho

Ivana diz a Rodrigo que espera que tenha ficado bem claro que ela está disposta a tudo para separar José Miguel e Valentina. Rodrigo parabeniza Ivana por ter culpado José Miguel pela humilhação que Valentina sofreu. Leonor, aproveitando que José Miguel está viajando, pede dinheiro emprestado a Valentina para pagar a hipoteca da fazenda. Valentina responde que ela mesma ofereceu esse dinheiro a José Miguel e ele não aceitou, e que prefere negar esse dinheiro a ela, do que ter problemas com José Miguel. Leonor diz a Valentina que se ela lhe emprestar o dinheiro, dará um jeito de fazer com que José Miguel jamais saiba sua origem. Ivana telefona para Alonso e conta que Valentina se casará com José Miguel Montesinos, mas que segue apaixonada por ele. Ernesto diz a José Miguel que se ele já sabe quem é Alonso, deveria pedir outro corretor a imobiliária. Leonor diz a Moises que salvará a hipoteca da fazenda e, com o que lhe restar abrirá uma conta em seu nome. Leonor suplica a Moises que não diga nada disso a seu filho ou seu marido e afirma que pagará Valentina com o dinheiro da venda de sua casa da capital. José Miguel e Alonso falam abertamente sobre Valentina, e Alonso diz a José Miguel  que esteve a ponto de casar se com ela, e só não o fez por um mal entendido.

Capítulo 59, quinta-feira, 20 de junho

José Miguel e Alonso marcam um almoço para fechar o negócio da venda da casa. Leonor, hipócrita, mostra a Valentina um quarto da fazenda onde dormirá com José Miguel. Valentina diz que a decisão de onde vão viver depois de casados é dela e de José Miguel. Rodrigo humilha Cristina. Padre Ventura o expulsa  e diz a Cristina que agora espera que ela esteja convencida de uma vez por todas de que Rodrigo não merece o seu  amor. Valentina se surpreende ao ver que os filhos dos seus funcionários não tem ido a escola. Jesus conta  que ele e as demais crianças não foram a escola, porque os pais não permitiram por medo de que a “víbora” lhes faça algum mal.. Célia procura Valentina e afirma que José Miguel é o pai de seu filho e que tem o mesmo nome dele. Célia ainda diz que para José Miguel é muito conveniente se casar com uma moça rica. Padre Justino confirma a Valentina que conhece a história de que José e Célia tiveram um filho, e que ela o batizou com nome de José Miguel. Valentina, acreditando ter sido enganada, põe fogo na cabana onde se encontrava com José Miguel.

Capítulo 60, sexta-feira, 21 de junho

Moises diz a Felipe que não faz objeção ao seu namoro com Sandra e só quer que faça sua filha feliz. José Miguel telefona Valentina mas ela não atende. Gabriela pergunta a Valentina porque incendiou a cabana de José Miguel. Revoltada, ela diz que não quer mais saber de José Miguel e, para surpresa de Gabriela, pede que vá embora da  fazenda. Sabino percebe que faltam cabeças de gado na fazenda “Montesinos”. Benita pergunta a Valentina se as atitudes que tem tomado tem a ver com a visita de Célia. Chorando, ela responde que sim e conta que ela tem um filho de José Miguel. Ivana diz a Leonor que foi Valentina quem queimou a cabana, e que após a visita de uma mulher, Valentina mudou completamente com relação a José Miguel. Célia chega à fazenda “Montesinos” e Ivana se dá conta que foi Leonor quem a pagou para causar toda essa confusão entre Valentina e José Miguel. Ernesto diz a José Miguel que por quase ter sido padre e ter estudado em um seminário, acredita que ele será um excelente marido para Valentina. Ernesto faz José Miguel jurar que não vai ferir Valentina. Ele garante a Ernesto que ama Valentina e não gosta que o comparem com Alonso, que é um cafajeste.