Risoto é dica da Gastronomia para jantar a dois

O Dia dos Namorados está chegando! Você já planejou como será a comemoração? Preparar um jantar especial em casa pode ser uma boa opção. E foi com essa dica que a Gastronomia Unoeste realizou o Workshop de Risoto, no último sábado (8), no Laboratório de Aula Show, do campus II. O coordenador da graduação, o chef Yuri Moita, destacou que esse prato típico italiano é uma forma de “surpreender com muito romantismo”.

Os participantes aprenderam duas receitas de risoto: quatro queijos e funghi. “Risoto é um prato fácil de preparar, que é possível fazer em apenas 18 minutos. Mas para facilitar é preciso deixar os ingredientes separados e cortados, é o que chamamos de mise en place na gastronomia. Se deixar tudo pronto, você pode até ‘tirar onda’ com o crush durante o preparo, porque ele ou ela vai pensar que você manda muito bem na cozinha”, brincou o chef.

Durante os preparos das receitas, o chef deu várias dicas de cozinha e respondeu às perguntas dos participantes. Ele explicou, por exemplo, que é importante que a cebola seja cortada em cubos no mesmo tamanho, para que todos os pedaços sejam refogados ao mesmo tempo. Ele também orientou sobre os tipos de arroz e suas diferenças, e passou alguns princípios básicos de harmonização com ingredientes.

Os participantes ainda ganharam um par de taças da Unoeste, para que utilizem no jantar romântico. O evento foi realizado com o apoio da página Gastronomia Prudente, por isso, quem fizer foto no dia 12 e marcar nas redes sociais @gastronomiaprudente e #GastronomiaUnoeste, irá concorrer para participar do próximo workshop oferecido em parceria.

Receita – Risoto de Funghi

2 xícaras de arroz arbóreo

½ unidade de cebola picada

½ xícara de funghi seco

1 xícara de vinho branco seco de mesa

6 xícaras de caldo de carne ou frango

4 colheres de sopa de manteiga

4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparado: Refogue a cebola com uma colher de manteiga até ficar vidrada. Acrescente todo o arroz e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe secar pela metade. Coloque o caldo do funghi, mexendo sempre. Cozinhe por aproximadamente 18 minutos, sempre acrescentando caldo quando necessário. Quando estiver cozido, coloque o funghi, manteiga e o queijo parmesão. Sirva em seguida.

Dica: reserve a água que vai hidratar o funghi para que ela seja utilizada para manter a coloração mais escura do risoto. Assim, pode intercalar entre o caldo de carne ou frango (com legumes) e o caldo do funghi.