Jyotish: A Astrologia Védica

Normalmente conhecemos a Astrologia atrelada ao horóscopo, e tendo como maior guia a Ocidental. Também conhecemos a Astrologia Oriental, através o horóscopo Chinês, mas e a Védica? Fazendo parte da cultura Indiana, e conhecida também como Jyotish, a Astrologia Védica, tem como significado: luz do conhecimento, sendo o estudo das luzes que emanam do Universo e como elas influenciam as pessoas e seus relacionamentos, auxiliando em pontos positivos e negativos em sua personalidade.

Pode ser também chamada de Astrologia Hindu, e estuda a posição dos astros na hora do nascimento, assim indicando sobre várias vertentes da vida, como relações profissionais e pessoais, vocações e realizações. As suas previsões analisam também as vidas passadas, auxiliando em carmas – seno a única astrologia a tratar desse modo.

Dividida em 12 casas, a Astrologia Indiana usa as estrelas como parâmetro, não indo de encontro a Astrologia Ocidental. Outro grande diferencial são os astros, na Astrologia Védica, acredita-se apenas em 7: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter e Vênus. Ao contrário do que conhecemos como Mapa Astral, na Astrologia Védica, existe três formas de mapas diferentes, o Mapa Natal – carma, espiritualidade, filhos, família, profissão, casamento e doenças, o Mapa Lunar – sorte, saúde, vidas passadas e família, e Mapa Solar – sorte, carma, saúde e profissão.

Para descobrir o seu signo védica, assim como na Astrologia Ocidental, basta conhecer a sua data de nascimento. Veja abaixo o que o Astrocentro separou:

Mesha (14/04 a 13/05)

Sendo o primeiro signo indiano, os regentes de Mesha são pessoas de atitude, determinadas e originais em tudo que fazem. Não medem esforços para chegar a seus objetivos. Apesar e generosas, comunicativas e persuasivas, são pessoas impacientes.

Apesar de sua sinceridade – que deve ser melhorada, afinal são nativos que magoam as pessoas com as palavras, são fáceis de serem conquistados e gostam de se envolver com pessoas dinâmicas, não gostam de joguinhos e gostam de fazer pequenas loucuras de paixão. São regidos por Marte.

Melhores dias da semana: terça-feira e sexta-feira;

Cores: vermelho e amarelo.

Vrishabha – (14/05 a 13/06)

Atrás da sua independência, os nascidos sob Vrishabha, não trocam o certo pelo incerto, acreditam que conquistas têm que ser sólidas e duráveis. Amam música e filmes, apreciam gastronomias exóticas e temperos diferentes.

Em contra partida, sentem imensa dificuldade em admitir erros. São regidos por Vênus o que despertam neles um grande interesse por luxo, arte e beleza, priorizam o conforto e o prazer.

Apesar de serem carinhosos e dedicados, no amor, detestam competir, perdendo o interesse rápido em pessoas inconstantes, mas quando se apaixonam, acreditam que aquele amor será para sempre.

Melhores dias da semana: quarta-feira e sábado;

Cores: rosa, verde e branco.

Mithuna (14/06 a 14/07)

Espirituosas, são pessoas sonhadoras, conselheiras e que amam fazer amizades. As regidas por Mithuana possuem um gênio forte e não sabem agir muito bem quando se sentem ignoradas ou isoladas de algo. Devido ao estresse que essas nativas carregam, podem desenvolver doenças.

Por ser uma boa escritora, as vezes preferem escrever o que falar, se sentindo mais a vontade dessa maneira. Outro grande ponto, é sua inteligência, amam se informar e são aquele tipo de pessoa que sabe de tudo um pouco, entre suas habilidades, a versatilidade, podendo ter várias carreiras ao longo de sua vida.

Por ter Mercúrio como seu planeta regente, são sonhadoras e em seus pontos fracos a dificuldade em tomar decisões. No amor, abusam o charme e curtes um parceiro amigo, ficando extremamente incomodadas com ciúmes ou possessão.

Melhores dias da semana: segunda-feira e quarta-feira;

Cores: azul e amarelo.

Karkataka (15/07 a 15/08)

Os regidos por Karkataka, são sensíveis e empáticos, envolvendo-se em problemas que nem são deles. Isso, porque são nativos que possuem o senso de justiça e ética apurados e querem a igualdade para todos, independente do que isso custe.

Apegados à família, costumam se interessados por assuntos do lar, como decoração de ambientes, troca de moveis e finanças. São amantes a natureza, principalmente com o mar.

Prezam a fidelidade quando o assunto é amor, são românticas e apaixonadas, não perdoam brincadeiras com os seus sentimentos. Isso tudo se dá por sua regência na lua, que as tornam sonhadoras e românticas.

Melhores dias da semana: domingo e segunda-feira;

Cores: amarelo e branco.

Shimha (16/08 a 15/09)

Os regidos por Shimha têm pontos fortes quando se trada de liderança, podendo ocupar cargos de comando ou que envolvam questões politicas. São nativos que gostam e refletir sobre a vida, persistentes e determinados, usam de toda a sua energia quando o assunto é correr atrás de seus objetivos.

Como são regidos pelo Sol, não guardam rancor, priorizam sua família e possuem muita coragem e energia, amando se exercitar nas horas vagas. Procuram estabilidade financeira, mas não abram mão de luxo e conforto.

Podem ser controladores quando o assunto é amor, querendo sempre ter o controle de todo o relacionamento em suas mãos.

Melhores dias da semana: segunda-feira e terça-feira;

Cores: amarelo, laranja e vermelho.

Kanya (16/09 a 15/10)

Quem é regido por Kanya, possuem um caráter diplomático e sempre estão dispostas para ajudar o próximo. São inteligentes, sensíveis e dedicadas a tudo que se dispõem a fazer. Por ser apegarem facilmente, podem ter várias paixões ao longo da vida.

Admiradoras a arte, estética e design, buscam através da meditação desenvolver a sua espiritualidade. Além disso, por serem autoconfiantes, arrasam nos discursos e conquistam todos em sua volta com seu carisma. Regidas por Mercúrio, antes de tomas qualquer decisão, analisam todos os pontos, para poder tomar a melhor delas.

Sensuais e criativas, no amor, elas arrasam na ama, e procuram sempre fazer de tudo para que o relacionamento dê certo, afinal se sentem responsáveis por isso.

Melhores dias da semana: sexta-feira e sábado;

Cores: amarelo, cinza e verde.

Thula (16/10 a 14/11)

Justiceiros natos, os regidos por Thula, são gentis, intuitivos e nunca deixam o espirito de equipe de lado, sendo revolucionários, adoram liderar mudanças que serão benéficas para todos. Entretanto, não se importo com a opinião dos outros quando são assuntos pessoais, e fazem o que dá em sua telha.

Regidos por Vênus, seu lado humanitário e idealista é aflorado, são comunicativos e adoram ter muitos amigos á sua volta.

No amor, apesar de serem afetuosos quando estão em um relacionamento, apaixonam-se e desapaixonam-se na mesma velocidade, demorando pra escolher um par ideal.

Melhores dias da semana: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira;

Cores: cinza, laranja e vermelho.

Vrishkha (15/11 a 14/12)

Discretos, os regentes e Vrishkha, não gostam de chamar a atenção, querem sempre passar despercebidos em todas as situações. São desconfiados e orgulhosos, dificilmente se enganam em relação às pessoas, seja para o bem ou para o mal.

Apesar de tudo, são autoconfiantes e procuram novos desafios na sua vida, estando sempre em constante mudança. Tem interesse por tudo que é misterioso e oculto. Seu regente é Marte, que costuma influenciar diretamente na energia desses nativos, os fazendo ser aventureiros e energéticos.

Quando o assunto é amor, gostam de mandar na relação, mostrando indícios de agressividade, possessividade e ciúmes, entretanto só procuram se relacionar se esse for ser duradouro, evitando criar laços com qualquer pessoa.

Melhores dias da semana: domingo, segunda-feira e quinta-feira;

Cores: bege e vermelho.

Dhanus (15/12 a 14/01)

Otimistas e de alto astral, as regentes de Dhanus, são otimistas e buscam sempre encarar as situações de forma positiva. Tentam deixar a negatividade bem longe do seu dia-a-dia. São apegadas na natureza e independente pra onde for, querem aventura, estando sempre prontas para novos desafios.

Por ter facilidade de se adaptar, trabalhar para elas não é um problema, podendo exercer varias funções diferentes ao longo de sua vida. Por serem comunicativas e amarem uma noa conversa, podem falar demais.

São pessoas extremamente amáveis, gentis e simpáticas, devido ao seu regente, Júpiter, além disso, prezam honestidade, são práticas e tolerantes – mas não abuse.

Nos relacionamentos, precisão de seu tempo sozinha e prioriza igualdade.

Melhores dias da semana: quarta-feira e quinta-feira;

Cores: azul e verde.

Makara (15/01 a 12/02)

Apesar de serem pessoas simpáticas, generosas e honestas, tomam decisões de forma muito racional e pratica, e muitas vezes são interpretadas de forma fria, egoísta ou grosseira. São confiantes de si, possuem inteligência criativa e valorizam a opinião dos outros, mas quando o assunto é a sua vida, resolvem tudo de forma original e independente.

Esforçadas, acreditam que tudo na vida vem através e merecimento e muito trabalho, muito se dá pelo seu planeta regente, Saturno.

No amor, demora para decidir se quer ou não ingressar em um relacionamento, afinal tem os dois pés atrás quando o assunto é paixão, por tal medo, pode deixar grandes paixões passarem despercebidas em sua vida.

Melhores dias da semana: sexta-feira e sábado;

Cores: azul marinho, preto e branco.

Khumba (13/02 a 12/03)

Se você está naquela situação em que você não consegue resolver, procure alguém regido por Khumba. São pessoas que possuem facilidade em lidar com o improvável, costumam ser independentes e lideres nato. São generosos e demonstram compaixão por quem está sofrendo. Entretanto às vezes deixam o sentimental falar mais alto, tornando-se emotivas e melancólicas, mesmo que sem motivo.

Sob as influencias de Saturno, tornam-se sonhadoras e amam uma viagem, e sabem pensar bem antes de tomar uma decisão, colocando na balança os prós e contras.

Sabe o dono de todas as paixões platônicas? São os regentes desse signo, mas quando encontram o companheiro ideal, exige lealdade e respeito.

Melhores dias da semana: quarta-feira e sexta-feira;

Cores: preto, branco e vermelho.

Meena (13/03 a 13/04)

Por possuírem Júpiter como planeta regente, os nascidos sob Meena são chorões e sentimentais, enxergando a vida sempre de maneira emocional. São ligados a família e amam demonstrações de afeto e carinho.

Possuem interesse por assuntos espirituais e gostam de ajudar o próximo, entretanto perdendo facilmente o foco, precisam melhorar seu senso de concentração.

No amor, costumam ser desconfiados demais e não se entregam para qualquer pessoa, tal desconfiança pode gerar brigas, em contra partida são românticos e dedicados.

Melhores dias da semana: domingo e terça-feira;

Cores: rosa e amarelo.