Mudei para um apartamento. E agora?

As regras de convivência em um condomínio variam, mas independentemente de quais sejam válidas no seu imóvel, a lei soberana sempre deve ser a do bom senso, mesmo quando o assunto é: animal de estimação. Os tutores acham que podem tudo e os vizinhos costumam não concordar com isso. E, os dois tem razão.

Vamos por partes: o vizinho não deve reclamar de tudo, mas o tutor precisa fazer a sua parte. Sabemos que no caso de cães, o latido é inevitável e embora muitas vezes ele nos auxilie para saber se existe algo de errado, um cachorro que late demasiadamente incomoda sim. Por isso, o tutor precisa minimizar esse incômodo ao máximo, recorrendo a treinamentos e adestramento.

Manter o animal sempre limpo para que não haja mau cheiro nos corredores; recolher os dejetos do animal; e mantê-lo vacinado, vermifugado e com antipulgas também são indispensáveis. Os tutores devem zelar pelo convício adequado entre humanos e pets em todos os ambientes do condomínio. Afinal, proibir ou olhar torto para um cachorro ou qualquer outro pet, chega a ser ofensivo. Mas se isso acontecer porque o animal está malcuidado ou sujando o condomínio, aí além de olhar torto, também vale uma notificação por parte do síndico. Ainda sobre o papel do síndico, sempre digo que eles precisam se atentar na quantidade de lixeiras existentes nas áreas comuns e se possível, disponibilizar saquinhos para recolher as fezes dos animais.

É dever de todos manter as áreas comuns sempre limpas e higienizadas para evitar a proliferação de zoonoses (doenças infecciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano). Todos correm perigo, mas as crianças costumam ser as mais afetadas, já que levam a mão na boca o tempo todo.

Enfim, o bom convívio em áreas comuns é válido e necessário. Empatia, tolerância e respeito são fundamentais para a vida em comunidade; com ou sem pets.

Dra. Caroline Mouco Moretti, médica veterinária e fundadora do Grupo Vet Popular, www.vetpopular.com.br. O primeiro Hospital Veterinário 24h. a preços populares do Brasil. Hoje, o Grupo é responsável pela realização de milhares de diagnósticos através de atendimentos emergenciais, exames de análises clínicas, raio-x, ultrassom, entre outros. Acesse: @hospitalvetpopular

Fonte: Ag. Girassol