Geekie faz debate sobre evidências como suporte pedagógico em evento de educação da América Latina

O mercado global de Educação tem apontado a inteligência artificial como tecnologia-chave para levar inovação ao ambiente escolar. Nesse contexto, o learning analytics, abordagem de análise que mede o processo de aprendizagem, ocupa o primeiro plano pelo potencial de gerar informações essenciais a um salto qualitativo na aprendizagem do estudante. Nas mãos de alunos, professores, gestores e família, os dados trazem transparência e diálogo ao ambiente escolar, além de produzir evidências de aprendizado para avaliações de novas competências demandadas, inclusive, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para fomentar um debate qualificado sobre o tema, a Geekie – referência no Brasil e no mundo em educação com o apoio de inovação – participa da Bett 2019, o maior evento de educação da América Latina. Durante a feira educacional, a empresa apresentará o Geekie One, uma nova dinâmica pedagógica que torna visível a jornada do aprendizado.

Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie, defende a importância do uso de evidências para o suporte pedagógico. A análise de dados e a tomada de decisão com base em evidências, aliás, é um dos pilares da visão pedagógica defendida empresa. Com o Geekie One– adotado em mais de 50 escolas em vários Estados do Brasil e que estimula relações e ações conscientes que fortalecem o brilho de cada aluno – as avaliações se tornam instrumentos de coleta de evidências de dados sobre a aprendizagem e, acima de tudo, para a corresponsabilidade. Nesse sentido, os dados são ponto de partida para diálogos e reflexões; eles embasam decisões pedagógicas que garantem o alcance das expectativas de aprendizagem definidas. Isso acontece de forma transversal entre estudantes e famílias, que acompanham o desenvolvimento individual e da equipe docente.

“Com a experiência do atendimento de mais de 12 milhões de alunos e 5 mil escolas públicas e privadas, posso afirmar que um dos aprendizados da Geekie é que a tecnologia a serviço da educação se torna mais poderosa quando está nas mãos dos professores. Com avanços tecnológicos exponenciais, o desafio é direcioná-los para levarmos a educação a um novo patamar. Não se trata de automatização, mas da possibilidade inovadora de personalizar, canalizar o tempo dos educadores e gestores para o que realmente importa – e utilizar os recursos e metodologias capazes de apoiar uma educação coerente com as necessidades dos nossos alunos”, analisa Claudio Sassaki. De acordo com o especialista, as tecnologias trazem benefícios exponenciais para os alunos quando compartilhadas também com os professores. Um computador nas mãos dos professores, por exemplo, elevou as notas dos alunos brasileiros no PISA em 2,7 pontos.

A abordagem do Geekie Oneé integradora e conecta frentes de atuação e papéis que antes caminhavam de forma isolada nas escolas: conteúdo completo e significativo em formato digital; plataforma digital com recursos engajadores; metodologias para uma aprendizagem mais ativa e consultoria pedagógica especializada. Para os estudantes, os benefícios se traduzem em maior organização – mais facilidade para retomar as atividades e organizar estudos –; autonomia e responsabilidade (acesso a informações precisas sobre as atividades disponibilizadas no Geekie One); e motivação para aprender.

“Quando pensamos que esse aluno vivencia a autonomia para gerenciar o processo de aprendizagem, vemos que não estamos falando em dados para o efeito de vigilância e cobrança; estamos falando em dados que constroem diálogos produtivos para decisões pedagógicas mais assertivas. Isso acontece porque colocamos todos na mesma página, com clareza para trabalhar juntos por um resultado de excelência educacional a partir de estratégias concretas que endereçam os desafios mapeados”, finaliza.

A Bett Educar acontece de 14 a 17 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O estande do Geekie One é identificado como o C150.

Fonte: Frida Luna Boutique de Comunicação