Receita: Bacalhau Espiritual

A chegada da Semana Santa é uma ótima oportunidade para preparar receitas clássicas de bacalhau em casa. Inclusive, a estrela dos pratos desta época do ano já foi destaque na teledramaturgia brasileira. Quem se lembra do Bacalhau Espiritual, servido por Nina (Débora Falabella) para a família de Tufão (Murilo Benício), no sucesso “Avenida Brasil” (Globo)?

No mesmo ano de 2012, em outra novela, “Cheias de Charme”, a iguaria também fazia sucesso na cozinha de Cida, personagem de Isabelle Drummond. A receita portuguesa conta com creme de cenoura, creme de leite e parmesão. Perfeito para diferentes paladares, o prato é uma das principais opções para o almoço do Sábado de Aleluia. No Cassiano Restaurante, em São José dos Campos (SP), o prato segue a receita original portuguesa.

Quer aprender? Confira abaixo os ingredientes e as instruções para fazer um Bacalhau Espiritual que rende 15 porções.

Ingredientes:

2kg de bacalhau cozido e desfiado sem espinha

3 cenouras bem vermelhas

3 cebolas

100g de noz moscada

500g de creme de leite

½ pacote de pão de forma sem casca

500g de farinha de trigo diluídas no leite

10 litros de leite

300g de manteiga sem sal

Sal a gosto

 

Modo de preparo:
Pegue cinco litros de leite, coloque em uma panela e entre com o bacalhau, a noz moscada e a manteiga. Bata no liquidificador a cebola e a cenoura com leite até virar um creme bem homogêneo e junte com o bacalhau. Deixe cozinhar por cerca de duas horas, adicionando mais leite, se necessário. Pegue o pão de forma e bata no liquidificador com leite. Após batido, adicione o bacalhau, mexendo para não queimar. Quando estiver bem reduzido, entre com a farinha de trigo diluída, mexendo para não encaroçar. Depois, entre com o creme de leite, verifique o sal. Pronto, pode servir!

Fonte: Cabana