Como evitar o Déficit Alimentar em Pets

Nos últimos anos os humanos vêm aderindo uma alimentação mais natural, optando por incluir cada vez menos alimentos processados em suas refeições. E essa onda também está levando os donos de animais de estimação a trocar a boa e velha ração, por “comida de verdade”.

“O grande problema não está exatamente nessa troca, mas sim, na ausência de informação sobre quais alimentos podem entrar na alimentação diária do pet. Ao abrir mão da ração e incluir outros alimentos, muitos tutores estão causando um déficit nutricional, inconsciente, no seu animalzinho. Em gatos por exemplo, está cada vez mais comum a incidência de fratura espontânea em virtude da perda de cálcio” – pontua a veterinária Fernanda Risoli, do Hospital Veterinário Vet Popular.

Mas você pode estar se perguntando: Antigamente não existiam rações e os animais caçavam o seu próprio alimento. “Sim, antes de serem domesticados e os animais selvagens ainda caçam o seu próprio alimento, mas neste momento todas as partes da caça são ingeridas, incluindo pele e sangue, o que torna o alimento completo” – afirma.

Todos nós, sejamos humanos ou animais, necessitamos de nutrientes em quantidades específicas. E por isso, as pessoas sem conhecimento nutricional não estão aptas para fazer as melhores escolhas quando o assunto é alimentação balanceada. Além do mais, o manuseio e a forma de preparo de determinado alimento faz toda a diferença no resultado final do prato.

Ainda de acordo com a veterinária, não é preciso abrir mão de nenhuma opção. Afinal, já existem no mercado rações completas que oferecem uma excelente qualidade nutritiva, além de opções sem conservantes e sem gordura trans. “É possível equilibrar os alimentos naturais com as boas rações, principalmente durante viagens, onde a comida precisa ficar exposta por mais tempo ou em paradas rápidas; assim como para os animais que ficam a maior parte do tempo sozinhos” – resume Fernanda Risoli.

Sobre o Grupo Vet Popular:

Em 2008, Luiz César Moretti e Caroline Mouco Moretti inauguraram uma clínica veterinária na Zona Leste de São Paulo, que três anos depois se tornaria o primeiro Hospital Veterinário 24h. a preços populares do Brasil. Como parte do projeto de atendimento popular, no ano de 2014, o casal deu mais um passo e inaugurou ao lado do Hospital, um Centro de Diagnósticos para exames gerais. No ano seguinte, foi a vez da Zona Norte receber uma unidade do Hospital Vet Popular. Hoje, o Grupo é responsável pela realização de milhares de diagnósticos através de atendimentos emergenciais, exames de análises clínicas, raixo x, ultrassom, entre outros. O Vet Popular também realiza cirurgias e oferece centro de imunização, centro de estética e taxi dog; serviços completos e fundamentais para a saúde e bem-estar pet. Saiba mais em: www.vetpopular.com.br

Parceria: Agência Girassol