“A Dona”: Resumo dos Capítulos 6 a 10

Capítulo 6, segunda-feira, 08 de abril

Valentina informa para sua tia, Isabel, que todos  seus assuntos financeiros serão tratados por Alonso, já que irão se casar com comunhão de bens. Dona Isabel diz a Valentina que ela não poderá se casar  com comunhão de bens, pois está no testamento de seus pais que ela seguirá sendo a única dona de seus bens mesmo depois de casada, do contrário perderá direito a tudo. Isabel pergunta a Valentina se ela está sabendo que Alonso demitiu seu advogado. Valentina responde que nunca soube dessa demissão, e que jamais o faria, pois tem um grande carinho por ele, além de confiar cegamente no seu trabalho de administrador. Padre Justino diz a Alonso que está a par da relação entre ele e Ivana, e que a tentativa de suicídio dela ocorreu por não suportar mais essa situação. Alonso responde que não tem mais nada com Ivana e se casa com Valentina única e exclusivamente por amor. Nádia reclama com Oscar que desde que ele soube que ela não poderia ter filhos, nunca mais a viu como mulher, ainda o acusa de ter uma amante, o que ele prontamente nega, dizendo ser ela a única mulher em sua vida. Valentina diz a Alonso que talvez não tenha se explicado bem a ele, e que na verdade quer que o advogado siga trabalhando pra ela e que apenas preste contas de tudo também a seu futuro esposo. Hipócrita, Alonso diz a Valentina que não se casará com ela por sua fortuna, e sim, por amá-la intensamente. Valentina, furiosa, esbofeteia Oscar e questiona Alonso se ele sabia que o sócio era o amante casado de Ivana. Alonso, furioso, reclama com Ivana quanto a sua relação com Oscar, ela nega ter se relacionado com ele e diz a Alonso que se ele a ama, deveria casar se com ela, e não com Valentina.

Capítulo 7, terça-feira, 09 de abril

Ivana diz a Alonso que ele não tem que se casar com Valentina se eles não forem tirar nenhum proveito da situação, e que num local da casa, Valentina guarda em um cofre uma grande quantia de dólares, joias e ouro, que ela poderia pegar para que pudessem fugir juntos. Valentina pede a Felipe que tente conquistar Ivana para que assim ela esqueça o homem casado com que tem saído, e que considera que Ivana poderia facilmente se apaixonar por Felipe. Oscar, completamente envolvido por  Ivana, é grosseiro com Nádia dizendo lhe que está cansado dela e de ser um homem fiel. Alonso exige que Oscar diga se há alguma coisa entre ele e Ivana, Oscar nega e diz que não sabe porque Valentina inventou essa mentira. Ivana agradece Felipe por não tê-la desmentido quanto ao seu suposto envio de flores, já que na verdade quem as enviou foi Oscar. Felipe pergunta quem é esse homem que está mandando flores, mas ela se recusa a falar sobre o assunto. Alonso se surpreende ao se deparar com Brenda em seu apartamento. Ela o acusa de ser um pai ausente e que não aceitará que ele continue tratando seu filho como um estranho e ameaça contar a Valentina que ele tem um filho. Oscar diz a Ivana que Alonso o tem pressionado para saber se realmente não existe mais nada entre eles, mas que acha estranho o fato de tamanho interesse por parte dele.  Ivana responde que também desconhece o motivo desse interesse de Alonso em saber sobre sua vida  amorosa. Valentina diz a Ivana que Benita lhe contou que Oscar veio procurá-la e que quer saber o motivo. Ivana diz que, certamente, ele tenha ido até lá para pressioná-la a seguir sendo sua amante, já que ela rompeu qualquer relação que poderia haver entre eles. Valentina liga para Oscar e  diz que se voltar a incomodar Ivana, ela mesma o denunciará a polícia por assédio. Felipe descobre que a mulher que está com Alonso é Ivana, e ela furiosa  diz que ele pode pensar o que quiser. Felipe se embriaga e diz a Gabriela que Ivana e Alonso são amantes.

Capítulo 8, quarta-feira, 10 de abril

Nádia exige que Alonso  diga quem é a mulher com quem Oscar a engana, ela mostra a nota de uma floricultura e diz que nela consta o endereço de sua noiva, Valentina, e que não sabe se vive mais alguma mulher ali. Alonso se surpreende, mas, diz que a nota se deu porque ele mesmo pediu como um favor a Oscar que enviasse, em seu nome, flores para sua futura esposa. Gabriela diz a Valentina que Alonso e Ivana são amantes, Ivana aparece e Gabriela a questiona. Surpresa mas astuta diz que isso não passa de um boato de Gabriela, que ela  a viu beijando Felipe, e teve ciúmes. Hipócrita, Ivana diz a Valentina se ela acredita que sua “irmãzinha” seria capaz de trai-la tão covardemente. Valentina pausadamente pensa e em seguida pede a Gabriela que se retire de sua casa. Alonso pergunta a Valentina quem lhe enviou  as flores. E ela responde que não são presente de Oscar para Ivana. Alonso, furioso, diz que Oscar está traindo a esposa, e ela não merece por ser uma boa mulher. Valentina pede que Alonso jure perante a  imagem da virgem que realmente a ama, porque ela tem muito medo de perdê-lo. Alonso  diz que ela é o único e maior amor de sua vida. Benita diz a Ivana que Gabriela  contou o que crê estar acontecendo entre ela e Alonso. Ivana diz que Benita está tão louca quanto Gabriela. Alonso diz a Oscar que Nádia está desconfiada de que ele a trai, e que o caso das flores foi um descuido que ele conseguiu reverter dizendo ter pedido  que as enviasse a Valentina, e completa afirmando já saber que ele tem um caso com Ivana. Oscar descobre que Ivana e Alonso enganam Valentina. Alonso diz a Ivana que descobriu que ela e Oscar são amantes e que não se importa mais pois já se deu conta que o que sente por Valentina realmente é amor, e ainda enaltece a futura esposa dizendo que ela é sensível e honesta, além de ter outras qualidades que Ivana jamais terá, Ivana, furiosa, diz que Alonso não se livrará assim tão facilmente dela.

Capítulo 9, quinta-feira, 11 de abril

Dona Isabel repreende Ivana pela forma com que tratou Ernesto, ela chorando responde que não aguenta mais ver todos felizes e ela não, que não suporta a ideia de que a prima se case com Alonso, e que odeia Valentina por ela sempre ter tido tudo e ela nada. Nero entra no escritório de Alonso e  ameaça matá-lo se não pagar o que lhe deve.  Alonso diz a Valentina que aconteça o que acontecer, não deve duvidar de seu amor por ela. Ivana tenta convencer Valentina a não se casar com Alonso, dizendo  que ele só tem interesse em seu dinheiro, e que Oscar  confidenciou que Alonso a trai com várias mulheres. Valentina responde que não acreditou nem em sua melhor amiga, Gabriela, e que assim sendo muito menos levará a sério as acusações de um homem sem moral como Oscar. Ivana pede ao Padre Justino que tente tirar da cabeça de Valentina a ideia de se casar com Alonso, afirmando que a prima será muito infeliz se concretizar esse casamento. Alonso diz a Oscar que na volta de sua lua de mel, irá desfazer sua sociedade com ele. Indignado, Oscar ameaça contar a Valentina sobre a relação dele com Ivana. Alonso ameaça matar o sócio caso Valentina fique sabendo de alguma coisa. Ivana encontra Oscar, diz que a relação deles foi um jogo e  acabou. Sentindo-se usado ele diz que vai contar tudo para dona Isabel. Ivana e Oscar brigam e para não ser desmascarada, em um momento  descuido de Oscar, Ivana o atropela, Oscar bate com a cabeça em uma rocha e morre instantaneamente.

Capítulo 10, sexta-feira, 12 de abril

Ivana assassina Oscar para evitar que todos saibam de sua relação com Alonso. Em busca de um álibi procura Felipe, finge estar arrependida de tudo e pede a ele uma oportunidade. Felipe confessa a Ivana que chegou a suspeitar que ela mantinha um caso com Alonso, mas que crê ter se precipitado nesse julgamento. Ivana diz que jamais se envolveria com Alonso, primeiro porque ele é o homem que sua prima ama, e segundo que jamais seria capaz de se envolver com alguém já comprometido. Nádia ao saber da morte de Oscar, procura Alonso e aos gritos diz ter certeza que foi Ivana que o matou, e que ele também tem culpa por tê-los apresentado. Benita mostra a Valentina o jornal onde noticiam a morte de Oscar, Valentina, perplexa procura uma maneira amena de dar a notícia à prima. Ivana finge desespero e assusta Valentina. Alonso diz a Ivana que Nádia está convencida que foi ela a responsável pela morte de Oscar. Valentina e Alonso discutem pelo fato de ela não querer acompanhar o funeral de Oscar. Valentina diz que não tem o que fazer lá, já que a esposa de Oscar acusa sua prima pelo assassinato. Alonso aproveita e já diz a Valentina que não aceitará que Ivana e sua mãe vivam na mesma casa que eles após o casamento. Indignada,  Valentina devolve o anel de compromisso. Alonso, incrédulo, vai até o carro onde Dona Isabel está, e diz a ela que pode enfim se sentir satisfeita, pois não haverá mais casamento. Isabel diz que esta é a melhor notícia que poderia ter recebido. Alonso procura por Valentina, mas Ivana diz que a prima não quer mais saber dele e que deixe de incomodá-la, ainda completa dizendo que agora ele ficará sem a fortuna que tanto queria. Benita escuta a conversa e diz a Ivana que ela está se recuperando muito rápido da morte de seu “amigo” Oscar.

Fonte: SBT Brasil