Flávia Bonato fala sobre a influência da culinária na sua vida

Há 15 anos no canal Shoptime, Flávia Bonato segue no comando dos programas “Cozinha Criativa”, onde oferece produtos que tornam a vida na cozinha mais prática, rápida e versátil, e no “Que bom que você veio” que, em sua primeira temporada traz receitas deliciosas e fáceis de fazer. Essa não é a primeira atração que a morena, casada e com dois filhos jovens, apresenta no canal. Sua estreia foi no ‘TV UD’, ao vivo, e desde 2005, está à frente de programas relacionados à gastronomia.

A carreira televisiva da paulista Flávia Bonato começou nas artes cênicas, ainda em Juiz de Fora, cidade mineira onde foi criada. Em 1991, mudou-se para o Rio de Janeiro para se dedicar mais à vida de atriz.

Durante treze anos, atuou em produções da Rede Globo como: “Felicidade”, onde interpretou Eunice; “Pátria Minha”, como Daniela; “Malhação”, fez a Rafa; “Explode Coração”, a fase jovem da personagem Luzia; “Por Amor”, vivendo Anita; “Estrela Guia”, como Cida; “Kubanacan”, Teresa; e “Da Cor do Pecado”, a Dalva. Além disso, fez parte de um episódio do programa “Você Decide”.

Na telonas, interpretou a impetuosa e sensual Iracema, que se apaixona por um oficial norte-americano de passagem por Natal, durante a Segunda Guerra Mundial, no filme “For All – O Trampolim da Vitória”. Formada em publicidade e gastronomia e com cursos de culinária na França, Flávia também apresenta o programa “Canal Tempera”, no YouTube, onde ensina a preparar receitas simples e saborosas.

Como foi o começo de sua vida nas artes cênicas?

Comecei fazendo curso de teatro em Juiz de Fora, interior de Minas Gerais. Quando me mudei para o Rio de Janeiro, cursei a CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e também cursos livres de artes cênicas, dentre eles um com o ator e diretor Sergio Britto.

No comando dos programas “Cozinha Criativa” e “Que Bom Que Você Veio”, como é a relação da culinária na sua vida?

Sempre fui curiosa com relação à cozinha e busquei me especializar em culinária pouco depois que entrei no Shoptime. Eu comandava o extinto “TV UD”, no qual preparava vários pratos, e queria levar aos telespectadores um programa mais completo. Hoje, minha experiência com culinária contribui muito para apresentar o ‘Cozinha Criativa’ e o ‘Que bom que você veio’.

Antes dos programas de culinária, já havia passado pelo “TV UD” até 2005. Sente saudades da época?

Era muito divertido fazer o “TV UD” porque era bastante comum a ‘invasão’ dos colegas de elenco para saborear as delícias na cozinha. Hoje, temos a ‘invasão’ gostosa dos clientes, que participam do programa ‘Cozinha Criativa’, ao vivo, pelas redes sociais e canal do YouTube do Shoptime.

Além da programação no Shoptime, você já esteve em vários sucessos na Rede Globo. Pensa em retornar para as novelas um dia?

Fazer novelas foi ótimo, mas hoje me sinto muito à vontade como apresentadora. Estar na cozinha, preparando receitas do dia a dia, de maneira simples e, por vezes, diferenciada, me encanta, bem como a interação com o público.

Natural da cidade de Juiz de Fora, o que a motivou a vir para o Rio de Janeiro?

Nasci em São Paulo, mas fui criada em Juiz de Fora. Foi um processo natural vir para um grande centro devido a minha profissão. Além disso, sou muito urbana.

Nos cinemas, chamou bastante atenção pela sua personagem em “For All – O Trampolim da Vida”. Como foi sua experiência nesse projeto que trata da Segunda Guerra Mundial?

Esse trabalho foi absolutamente especial! Fazer cinema é encantador: se ver naquela tela enorme faz o coração acelerar muito. O roteiro era delicioso e contar um pouco da história do nosso país foi apaixonante. Tudo tinha uma sinergia incrível.

Como surgiu o programa “Canal Tempera” no YouTube?

O Canal Tempera é um lugar onde posso abraçar ainda mais o público. Como tenho flexibilidade total, pesquiso as receitas mais pedidas e as dúvidas dos meus seguidores antes de montar o roteiro dos programas. É uma forma de estreitar ainda mais o relacionamento com meus espectadores; sinto como se estivesse na mesa da cozinha com eles.

Deixe uma mensagem.

É gratificante ter um ofício onde, de forma tão simples e direta, você consegue estar com as pessoas sem obstáculos geográficos, trocando experiências e deixando o dia a dia mais leve.