Victor Peçanha faz alerta sobre as dietas encontradas na internet

Com o mundo mostrando cada vez mais interesse no universo fitness e busca pelo corpo e saúde perfeita, o nutricionista Victor Peçanha debateu em entrevista alguns dos principais cuidados e dicas que o público deve ter em relação ao cotidiano de uma vida saudável.

Aqui ele oferece informações de como reagir e lidar com as notícias e dietas encontradas na internet, alternativa que muitos acabam recorrendo em vez de consultarem um médico. Como afirma o doutor, as dietas são preparadas exclusivamente, de acordo com o perfil de cada paciente, sendo assim algo individual. Confira!

De onde veio o seu interesse pela nutrição?

Foi adquirido com o tempo, em que eu frequentava academias e lá conversava com quem entendia realmente do assunto e fui me interessando cada vez mais, até que decidi me aventurar em iniciar uma faculdade de nutrição. No começo ainda estava meio perdido, pois la eu tive uma grande surpresa: nada era parecido com o que me contavam na academia, ninguém realmente entendia 100% do assunto, igual eu imaginava na época. Só que mesmo assim fui conhecendo a fundo o que realmente era nutrição e me interessando cada vez mais em estudar e buscar conhecimento.

Uma das coisas mais procuradas pelas pessoas que seguem o mundo fitness hoje são as dietas da internet. Quais são os cuidados e os riscos que essas dietas podem nos trazer?

Bom, infelizmente grande parte da população prefere a comidade. Por conta disso, eles acabam procurando soluções que irão dar menos trabalho. O grande mal de sair seguindo dietas indicadas por certas pessoas não capacitadas, é que, cada dieta deve ser feita de forma individualizada. Pelo simples fato de que cada corpo é um corpo, cada organismo é um organismo e reage a certos estímulos de maneira única e exclusiva. Sendo assim, não podemos fazer uso de uma dieta x só porque deu certo com a vizinha. Pois, a dieta x foi planejada exclusivamente para uso da vizinha. A dica que eu dou é, procure um nutricionista, faça um planejamento de forma correta e individualizada para que não haja problemas futuros com sua saúde, resultantes de certas dietas adquiridas sem ter conhecimento de suas consequências.

Muitas vezes vemos um paciente buscando nutricionistas a fim de eliminar gorduras e calorias, porém alguns acabam desanimando ao perceberem o esforço. O que acha que causa essa desistência nas pessoas, e como podemos melhorar isso?

Isso pode ser causado por uma falha de planejamento, pois em uma consulta nutricional, devemos estar passando ao paciente estratégias e formas de estar adaptando sempre sua dieta enviando ao paciente receitas, para preparos de refeições com o intuito de não deixar o paciente “enjoar” de estar comendo sempre a mesma coisa. Com esse ato de mostrar pra eles novas receitas e novas refeições temos assim o resultado de fazer o paciente estar sentindo prazer em se alimentar de forma saudável.

Um dos grandes problemas com as crianças e jovens de hoje é a questão dos legumes e das verduras e que alguns acabam achando um mito as suas vantagens para a saúde. Como você encara essa situação?

Acabamos encontrando esse problema até em alguns adultos, né? Isso, é o que chamamos de paladar infantil. Porém, gostaria de dizer que o paladar é algo completamente adaptável, deve-se ter força de vontade e ir tentando introduzir esses alimentos importantíssimos para nossa saúde. Nesses casos, existe a estrategia de estar orientando o paciente a estar fazendo molhos naturais e ir acrescentando nos legumes, pra assim ter uma aceitabilidade maior por conta de acrescentar mais sabor ao alimento. Ou também, ir fazendo receitas com legumes onde os legumes não estarão aparentes, porém estarão ali presentes.

Explique-nos um pouco sobre como funciona o processo de reeducação alimentar em geral.

É, quando nós iremos ir aos poucos introduzindo uma alimentação saudável no nosso cotidiano, ir se adaptando e tomando gosto por essa alimentação. Retirando alimentos que em excesso irão resultar em consequências prejudiciais a saúde, acrescentando hortaliças/legumes, fibras e aconselhando sempre o paciente da importância de uma alimentação adequada.

Você diria que a nutrição e os exercícios físicos caminham juntos por um mesmo objetivo?

Com toda certeza! Os dois andam de mãos dadas, sedentarismo agrava muitas doenças, dificulta os objetivos de pacientes que procuram a nutrição com o intuito de melhora na qualidade de vida ou até mesmo aqueles que procuram apenas pela estética. É de extrema importância a prática de exercícios físicos afim de evitar doenças cronicas não transmissíveis.

Hoje em dia é muito comum vermos pessoas que acabam exagerando em dietas e regimes a fim de alcançarem algum padrão que consideram ser o ideal para a beleza. Você é a favor de que exista um padrão definido para todos?

Não, cada um é lindo de sua própria maneira, definitivamente não existe um padrão. Não estamos aqui pra julgar ninguém, jamais. Exercemos nossa função com o intuito de orientar e ajudar aqueles que não estão satisfeitos com seu corpo ou que necessitam de uma melhora na qualidade de vida visando uma saúde melhor. Nutrição não é apenas estética, nutrição é saúde.

Falando um pouco sobre o consumo de líquidos, em geral as bebidas têm como base a própria água filtrada, porém é comum vermos pessoas que trocam a água por outras bebidas industrializadas. O efeito da água consumida é o mesmo ou os outros componentes anulam os benefícios?

Não, quando aconselhamos o consumo de água, estamos nos referindo ao consumo da água mesmo, h20 e não a versão industrializada. Alimentos industrializados em muitas das vezes contém quantidades excessivas de açúcar, sódio e também contém conservantes. Quando consumidos em excesso são prejudiciais a saúde.

Qual dica você daria a alguém que procura mudanças em seus hábitos alimentares, com benefícios para sua saúde e estética?

Não desista, toda sua força de vontade irá valer a pena e te trará resultados benéficos tanto a sua saúde quanto a estética. Caso não saiba por onde começar, procure um nutricionista, irá ter as respostas e ajuda necessária pra iniciar por esse caminho colhendo bons frutos.