Rayssa Bratillieri fala de inspiração como atriz: a arte nos desbloqueia

Com suas raízes vindas do teatro, a atriz Rayssa Bratillieri, de 21 anos, nasceu na cidade de Apucarana, no estado do Paraná, e aos 18 anos deixou de lado a faculdade de engenharia, vindo para o Rio de Janeiro seguir seu desejo de ser atriz.

Quando era pequena, participava das peças que tinha no colégio e amava as fantasias que tinha em casa, criando novos personagens para se divertir. A adaptação da jovem na cidade foi difícil. Aliás não ter a família por perto nesses momentos não é uma coisa fácil, porém não demorou muito para que ela começasse a se destacar em diversas produções teatrais como “Tinker Bell”, “Peter Pan” e “A Bela e a Fera”.

Mais foi em 2018 que a sua carreira realmente decolou ao ser selecionada para o papel de Pérola Mantovani na 26ª temporada da novela “Malhação” na Rede Globo, que marcou o seu início na televisão. Venham conferir!

Como foi que o teatro começou a despertar o seu interesse?

Desde que eu me conheço por gente esse interesse esteve dentro de mim. Desde Pequena, participava das peças que aconteciam no meu colégio e vivia pra lá e pra cá dentro da minha casa vestindo fantasias e criando personagens. Agora sobre isso ser minha profissão, digo que há um momento que temos que escolher caminhos. A vida é feita disso. E eu escolhi consciente de que era disso que eu queria viver, de arte. E que iria tentar – e eu era tão jovem- ter êxito e sem bem sucedida sim. Nunca vou dizer que a arte me escolheu, eu a escolhi, sem sombra de dúvida.

Você nasceu no Paraná e veio pro Rio de Janeiro ainda nova. O que te motivou a vir para a cidade maravilhosa e como foi sua adaptação aqui?

Como eu falei ali em cima. Há um momento que temos que escolher caminhos. E eu escolhi consciente de que era disso que eu queria viver, de arte. E que iria tentar – e eu era tão jovem- queria ter êxito e ser bem sucedida sim. Nunca vou dizer que a arte me escolheu, eu a escolhi, sem sombra de dúvida. Quanto a adaptação foi difícil! É Difícil ficar longe da família, a solidão, a dúvida, aprender a fazer comida, ter que fazer comida mesmo quando você chega tarde em casa cansada e se não fizer, vai ficar sem comer, lavar roupa na mão, não ter colo de mãe pra chorar, etc. Mas não trocaria por nada. Me descobri, me conheci, amadureci e falo pra todo mundo não perder a oportunidade de mudar de cidade, de país e ir morar sozinho.

 

Pérola é uma personagem que está constantemente envolvida com cenas de forte impacto. Como foi sua preparação para assumir esse perfil na novela?

Verdade! Tivemos um workshop de preparação muito intenso antes de iniciarmos as gravações com a Cris Moura. E eu também me preparei com as aulas e as incríveis técnicas do Hamilton de Oliveira pra encontrar a Pérola dentro de mim. Não vejo a personagem como alguém fora. Pensar assim só te distancia da verdade. Acredito que sejam aspectos/vozes minhas que eu não revelo pra sociedade. Isso faz ser muito mais rico pra mim como atriz e ser humano, porque eu me descubro através da arte. Pérola é um aspecto dominador, mimado e carente da Rayssa. Ela é orgulhosa e tem uma necessidade de chamar atenção de alguma forma. Mas isso tudo porque ela nunca se sentiu realmente amada. E se algum momento ( e tem vários ) em que eu Rayssa não tomaria a atitude que a Pérola tomou . Eu me pergunto: O que eu teria que acontecer comigo (Rayssa) pra eu agir assim? Isso te faz olhar pra si. Essa forma que me faz buscar q verdade para a cena. E tudo isso eu aprendi através do meu Mestre Hamilton!

Antes de entrar em seu primeiro trabalho na televisão (Malhação), você costumava se apresentar muito no teatro carioca. Pretende voltar aos palcos?

Pretendo, com certeza! Eu amo o teatro e foi lá onde tudo começou!

 

Quais são suas inspirações como atriz?

A arte nos desbloqueia, é uma forma de autoconhecimento. E autoconhecimento é evolução. O que mais me inspira é saber que posso fazer minha revolução humana, que posso evoluir, que posso ser melhor e inspirar outras pessoas através dela. Criar um personagem faz a gente olhar pra dentro da gente, e nesse quesito que digo que conhecemos nossa sombra e nosso amor, maldade e bondade. Ignorância é não saber a quantidade de camadas que existe dentro de nós. E isso é em qualquer profissão, cada ser humano tem que entender o porquê faz aquilo que faz e de forma ele vai ser melhor pra ele e pra outras pessoas. Cada pessoa nasceu pra fazer algo e contribuir para o mundo com essa sua paixão. Seja lá qual for.

Deixe uma mensagem

Se você chegou até o final , parabéns !!! ( Risos )Você conheceu mais um pouco de mim, da minha história e da personagem que hoje em dia estou vivendo. Não deixem de acompanhar Malhação. E o principal, não deixem de se amar e de se aceitar. Vamos ser menos críticos com a gente mesmo, porque nosso coração e nossa alma merecem paz, e nada além disso. Muito amor pra cada um de vocês!

3 Comentários

  1. Linda, muito Amoor por vc, felicidades na sua vida, q essa seja uma jornada de muitas vitórias, e tudo de bom na sua vida princesa❤

  2. Euuuuuuuu ameiiii de maisss seu personagem sua vitória tudo que VV passou ainda vai passar verdades agente muito per no. chão ser quem VC é adorei conhecer um pouquinho realmente pessoa mavilhosass muitos susssesso felicidade que seja essa pessoas que vvc é hj lindasss adoreiiii que muitos teatro continuaaaaaa apoinhando rayssa vvc sempre conguitouu nossos corações ainda conquitar mais euuuuuuuu sempre estar seu ladooo tudoooogosteiii bastante sua históriabeijos abrasssosss susssesso
    Que seja sempre essa pessoass mavilhosass lindasss gatar melhor artris e também melhor cassssall na novela e na vidar real rayandre vai ficar nossssoooo coraçoesssss e para mimi vcsss sera real

  3. Melhor atriz de malhação. E o melhor casal #raydre amores

Deixe um comentário