Como superar uma traição?

Ao entrarmos em um relacionamento, automaticamente nos sujeitamos a sofrer uma traição, que, aliás, grande parte das pessoas que conhecemos, e até nós mesmas, em algum momento já passou por isso. Mas diante dessa certeza quase absoluta: E aí? Traição tem perdão?

A resposta é sim! Apesar de muitos afirmarem veementemente que não, ao perdoar uma traição, o maior beneficiado é você.

Entretanto, quando falamos que traição tem perdão, isso não significa que devemos manter o relacionamento. Isso mesmo, perdoar uma traição não significa fingir que nada aconteceu. Isso só vai acontecer se quiser, pois manter esse relacionamento dependerá do quanto essa pessoa é importante em sua vida e do quanto o traidor está arrependido, mas acima de tudo, depende do quanto você está disposta a confiar nela de novo. Sem confiança não existe amor. Deste modo, uma vez que você sinta que consegue viver como se aquilo nunca tivesse ocorrido, então dá para manter o relacionamento, esquecer e seguir em frente.

Mas se você é daquelas que quer perdoar, mas não sabe se está preparada, este é o momento ideal para encarar o problema de frente (nem pense em ignorar esse fato, isso não dá certo) e trabalhar em cima disso!

Mas se não conseguir de jeito nenhum, sugiro que você o perdoe da mesma maneira. Perdoar é aliviar o coração, livrar-se dos sentimentos ruins que a traição traz e seguir em frente, distante de quem te magoou, mas com o coração aberto e sem rancor. Quem não perdoa fica muito triste. Fica sem rumo e continua sofrendo, remoendo, se martirizando, e essa combinação de sentimentos não faz bem para ninguém.

Dicas de como superar uma traição

O primeiro passo de como perdoar uma traição é conversar muito com o seu companheiro. Nesta fase da superação você deve conversar bastante, expor todos os seus sentimentos, as suas dúvidas, seus medos e seus anseios. Não guarde nada, pois futuramente você pode se arrepender de não ter dito algo ou viver remoendo sentimentos dentro de você. Agora é hora de jogar limpo!

É preciso ter em mente que essas conversas podem durar dias, porém em algum momento elas terão que acabar e vocês dois deverão seguir em frente deixando esse assunto para trás, definitivamente!

Não adianta achar que perdoou e dizer para o seu parceiro que ele está perdoado e constantemente trazer esse assunto à tona. Acredite, isso é pior do que não perdoar, pois a cada vez que a traição for relembrada, junto virão a tristeza e a dor, e isso vai acabar minando a relação de vocês aos poucos.

Além disso, vocês podem fazer algumas coisas para renovar o relacionamento e esquecer as mágoas, como viagens a dois, retomar programas que ficaram de lado como cinema, sair para algum barzinho.

Jantares românticos em casa ou em restaurantes também são muito bem-vindos, vocês também podem incluir passeios em parques e museus, tudo isso ajuda a sacudir a rotina e com certeza vai acrescentar e muito ao relacionamento de vocês.

Saber como perdoar uma traição nem sempre é uma tarefa fácil, mas com certeza irá fazer muito bem ao seu coração, à sua alma e à sua saúde!

Parceria: Agência Girassol